Região registra 224 profissionais da saúde infectados pela Covid-19

De acordo com a 16° Regional de Saúde de Apucarana, responsável por 17 municípios do Vale do Ivaí e região, aponta que 224 profissionais de saúde da área de atuação da regional já foram infectados com o coronavírus desde o início da pandemia.

Ao todo, chegaram 1.295 notificações, incluindo casos suspeitos. Dois destes profissionais infectados morreram em decorrência da doença.

O município que mais teve casos confirmados de covid-19 em profissionais de saúde foi Arapongas com 91 casos, sendo as duas mortes de lá. As mortes destes profissionais não tiveram a ver com o trabalho, pois eles já estavam afastados devido a comorbidades. 

Logo após aparece Apucarana com 29 casos confirmados. Kaloré com 19 e Jandaia do Sul com 16 casos confirmados. 

De acordo com o chefe da 16ª RS Altimar Carletto, existem duas razões principais que facilitam a contaminação destes profissionais. “Estes homens e mulheres que estão na linha de frente do tratamento desta doença estão em contato direto com pacientes com alta carga viral, o que faz, em alguns casos, que eles acabem se contaminando e adoecendo com maior facilidade. Outra situação em que pode acontecer a contaminação é durante o momento que os profissionais retiram a paramentação do trabalho”, explicou Carletto.

Ele ressalta que, em todos os casos notificados de profissionais com suspeita de coronavírus, os protocolos como isolamento, atendimento médico e testagem são seguidos à risca.