Mandaguari tem 14 pacientes em isolamento domiciliar

A Secretaria Municipal de Saúde alterou, nesta quarta-feira (1), o formato de divulgação do boletim com os dados da COVID-19 em Mandaguari. A mudança ocorre em função dos novos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Paraná, que tratam do acolhimento e da investigação dos pacientes com sintomas similares aos provocados pela contaminação com o vírus.

Desta forma, permanecem registrados os cinco casos descartados após contraprovas laboratoriais realizadas no mês de março, ainda de acordo com os protocolos anteriores. E passaram a compor o boletim a partir de ontem: o número de pacientes que necessitarem de internamento hospitalar e o número de pacientes que estão em isolamento domiciliar.

Pelos novos protocolos, serão internadas as pessoas que se apresentarem ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) com o quadro clínico considerado avançado. Isto é, quando forem diagnosticados diversos dos sintomas da COVID-19, sendo o paciente pertencente ou não aos grupos de risco. Elas terão material respiratório colhido para a realização de exames e permanecerão em observação médica, em ala reservada ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Seguindo as novas recomendações do Estado e da União, o município encaminhará para isolamento domiciliar as pessoas que se apresentarem ao PAM com o quadro clínico leve ou moderado, considerados de menor risco. Ou seja, com a constatação médica de dois a três sintomas da COVID-19. Esses pacientes não serão submetidos a exames laboratoriais, mas receberão orientação para tratamento doméstico.

Conforme boletim atualizado na noite de quarta-feira, 12 novos casos de isolamento foram registrados desde terça-feira (31/3). Com isso, são 14 os pacientes em isolamento domiciliar.