Requerimento pede instalação de câmeras de segurança em Cmeis e Escolas

Um requerimento aprovado pelos vereadores da Câmara de Mandaguari nesta segunda (27) pede a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos e portões eletrônicos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais. A proposição, de autoria do presidente da Câmara, Hudson Guimarães, e dos vereadores Sebastião Alexandre, Eron Barbiero e Luiz Carlos Garcia, tem o objetivo de promover mais segurança aos estudantes, servidores e auxiliar na manutenção do patrimônio público. O pedido foi encaminhado para análise do Poder Executivo.  

A atenção dos parlamentares é justificada pelos recentes casos de arrombamento e furto dos espaços municipais. Em maio, três ocorrências registradas nas Cmeis André Malacário (furtada duas vezes em menos de uma semana), nos Cinco Conjuntos, e Terezinha Zanoni, no Jardim Boa Vista, apontaram os prejuízos das escolas, que tiveram televisores e DVD player roubados, além dos prédios danificados.     

O presidente destacou que a intenção do requerimento é preservar não somente a estrutura, mas também as pessoas que usufruem dos espaços. “O pedido de instalação das câmeras não é novo. Os equipamentos poderão impedir a entrada de estranhos, além de identificar possíveis autores de furtos. É urgente que a prefeitura tome uma posição sobre isso”, disse.

Sebastião afirmou que a iniciativa é apoiada por professores e responsáveis dos alunos. “Todos estão preocupados com a segurança das Cmeis e Escolas. Pedimos que a Secretaria de Educação analise com muita atenção este requerimento, pois os portões e as câmeras promoverão muito mais segurança aos nossos alunos, professores e demais servidores”, ressaltou.

“Visitando algumas escolas tivemos noção de como é importante essas medidas de segurança para nossas crianças e adolescentes. Os equipamentos trarão mais tranquilidade a todos”, defendeu o vereador Garcia.

Eron disse que o requerimento mostra que os vereadores estão preocupados com os estudantes e professores. “Só neste mês foram três invasões em Cmeis. Além do prejuízo dos equipamentos levados, os prédios foram danificados. É urgente que medidas de segurança sejam tomadas para evitar ao máximo a entrada de ladrões, por isso cobramos ao executivo que instale as câmeras e os portões”, afirmou.