Cooperlíder Jovem realiza 30ª edição no Paraná

Quase 300 jovens lideranças de cooperativas paranaenses participaram, nos dias 21 e 22 de julho, em Toledo (PR) do Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense – o Cooperlíder Jovem. O evento é organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR e, neste ano, teve a cooperativa Primato como anfitriã. A proposta do encontro é incentivar a participação do jovem e desenvolver suas competências para a futura liderança nas cooperativas. 

A Cocari esteve presente com a participação de 16 jovens cooperados e filhos de cooperados. No primeiro dia do evento, no painel sobre Educação Política, a cooperativa foi representada pela jovem Geisieli Mariana Bonini, de São Pedro do Ivaí (PR), juntamente com mais quatro jovens de outras cooperativas e o deputado federal Osmar Serraglio. Ainda no primeiro dia, a programação seguiu com a palestra ministrada pelo ex-jogador de futebol Tinga. No período da tarde, foram realizados Jogos Cooperativos, conduzidos pelos professores Elizeu Hoffman e William da Silva, da Ame Treinamentos, de Campo Mourão (PR). 

O supervisor de cooperativismo da Cocari, Hugo Felipe Carnelossi, elogiou o engajamento dos participantes e a organização do evento. “Nesta edição, podemos destacar a participação dos jovens nas atividades propostas e a organização da cooperativa anfitriã do evento, que se preocupou com todos os detalhes, neste evento que contempla a 30ª edição do Cooperlíder, antigo JovemCoop Estadual”, pontuou. 

Kevellin Cassia Campos, liderança jovem em Marilândia do Sul (PR), explicou de que maneira as experiências e conhecimentos adquiridos poderão contribuir com as atividades do Núcleo Jovem. “Nos ajudarão a ter mais empatia nas decisões que vamos tomar dentro da cooperativa e buscar formas diferentes  de ensinar os jovens a terem conhecimento sobre política e vida financeira, por exemplo, que são assuntos importantíssimos, mas pelos quais muitos jovens não se interessam devido à maneira com que esses assuntos são tratados”, disse.  

A abordagem das atividades chamou a atenção de Kevellin. “A forma como foi realizada a gincana do evento foi diferente do que estamos acostumados a ver em jogos como futebol, vôlei ou queimada. Na atividade, desenvolvemos o cooperativismo, união e ajuda mútua, para juntos chegarmos ao objetivo proposto, percebendo que não conseguiríamos um sem o outro”, ressaltou.  

Paulo Paggi Junior, conselheiro fiscal e liderança jovem em Mandaguari (PR), também comentou sobre a dinâmica dos jogos cooperativos. “Foi um momento em que pudemos interagir com inúmeros jovens de outras cooperativas do Paraná. Nesses jogos, o objetivo não era competir, e sim cooperar. Por meio de provas dinâmicas, reforçamos a ideia de que juntos somos mais fortes”, enfatizou. 

Segundo Paggi Junior, a experiência foi muito positiva para despertar a reflexão sobre os caminhos que aproximam os jovens do cooperativismo. “Acredito que toda vez em que vamos a um evento como esse, trazemos novidades e percepções atualizadas sobre o papel do jovem no cooperativismo. Somos provocados a trabalhar e refletir sobre os princípios cooperativistas e lembrar que o jovem é o protagonista desse sistema que tem se tornado cada vez mais forte. Seja com as palestras ou jogos cooperativos, sempre somos provocados a assumir o nosso lugar nas cooperativas. Há grandes oportunidades para que os jovens ajudem suas cooperativas a crescerem e uma preocupação nacional sobre como podemos trazer os jovens de maneira atuante. Por isso, é sempre bom participar desses eventos”, mencionou. 

Redação Cocari com informações do Sistema Ocepar