Com raízes na cafeicultura, Cocari é destaque na produção de café de qualidade
Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. Considerado uma paixão quase que unânime, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. A produção de café faz parte da história de desenvolvimento do Paraná e também originou a fundação da Cocari. Com raízes na cafeicultura, a cooperativa foi diversificando suas atividades ao longo do tempo, mas o cultivo do café segue sendo feito por muitas famílias.
No passado, as lavouras de café cobriam grande parte das terras no Paraná, atraindo inúmeras famílias de outras localidades para o cultivo do chamado Ouro Verde. Durante as décadas de 1940 e 1960, o Estado foi o maior produtor de café do Brasil. A cafeicultura impulsionou o desenvolvimento do Paraná, favorecendo a criação de diversos municípios, com geração de empregos e renda para as famílias, que encontravam nas terras paranaenses as condições ideais para produzir café. As terras férteis garantiam safras fartas, o que levou ao aumento considerável dos estoques, ocasionando na desvalorização do produto e isso, somado a algumas ações de políticas públicas, acabou levando os produtores a se unirem para lutar por melhorias para o setor.
Foi no cooperativismo que um grupo de 20 cafeicultores encontrou alternativa para buscar por melhores preços para a comercialização do fruto do seu trabalho, quando em 7 de fevereiro de 1962 fundaram a Cocari, então denominada Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari. Atualmente, o Paraná não produz a mesma quantidade do passado, fato que foi severamente agravado pela Geada Negra de 1975, mas o Estado se destaca pela qualidade da produção cafeeira.
Se nos tempos antigos o cultivo era basicamente manual, hoje os produtores contam com tecnologia, maquinários e implementos que otimizam a realização das atividades no campo. Na Cocari, os cafeicultores recebem consultoria técnica especializada e todo acompanhamento para uma produção de qualidade e são constantemente premiados em concursos estaduais, nacionais e internacionais, enaltecendo as excelentes características do café produzido na região.
Como um importante resgate às origens, em 2009 a cooperativa passou a comercializar o Café Cocari, atendendo aos mais diversos públicos entre os apaixonados por café, com a comercialização nas versões tradicional, gourmet, espresso gourmet e em cápsulas. O Café Cocari é cultivado por produtores reconhecidos e premiados pela qualidade, utilizando técnicas especiais de colheita e secagem, que asseguram as características e o padrão de qualidade do café, certificado pelo Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).
Entre os destaques está a linha gourmet, que os produtores investem um cuidado especial desde o cultivo da planta, com a colheita sendo feita de forma manual, selecionando cuidadosamente os grãos 100% arábica, que seguem para a torra também diferenciada, resultando em um café fino, raro e exclusivo, que agrada aos mais exigentes paladares.
Os consumidores podem encontrar a linha completa do Café Cocari nos entrepostos da cooperativa, em diversos supermercados da sua área de atuação e também comprar pelo e-commerce vitacampo.com.br, que entrega o produto na casa do consumidor, em qualquer local do país.
Fonte: Imprensa Cocari