Com mais de 25 mil pessoas impactadas na região, Sicredi Agroempresarial PR/SP mostra a força do cooperativismo no Dia C

Você já deve ter ouvido alguém dizer que “sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. Essa frase, que provém de um provérbio africano é colocada em prática no dia a dia das cooperativas em todo o Brasil, em especial, em todo primeiro sábado do mês de julho, onde se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo com a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) organizando o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C.

O Dia C iniciou em Minas Gerais no ano de 2009 e foi incorporado em 2015 como uma iniciativa da OCB, de impactar o maior número possível de pessoas na data que é celebrado mundialmente o dia das cooperativas. Em 2021, a nível nacional, são mais de 2 mil ações, colocando em prática a intercooperação e o voluntariado, com impacto direto de milhões de famílias por todo o Brasil.

Na nossa região não foi diferente. A Sicredi Agroempresarial PR/SP realizou 31 ações de voluntariado, impactando mais de 25 mil pessoas com 500 voluntários. Dentre as ações destacam-se: doações de cestas básicas e alimentos, revitalizações de espaço público, doações de cobertores e roupas de frio, arrecadações de leite, fraldas geriátricas, ração para animais, produtos de limpeza, entre outros. Entre doações de associados e investimento da instituição e de parceiros, o valor ultrapassou os R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

De acordo com Agnaldo Esteves, presidente da cooperativa, as ações do Dia C fortalecem a atuação local das cooperativas, seja ela de crédito ou qualquer outro ramo. “A intercooperação e o desenvolvimento da comunidade local são princípios cooperativistas e quando as cooperativas se juntam, o resultado é fantástico. O Dia C já faz parte do nosso calendário de programas sociais, tanto que o envolvimento dos colaboradores e associados é maior a cada ano”, ressalta Esteves.

Para o assessor de desenvolvimento do cooperativismo, Thiago Augusto Pereira, as iniciativas reforçam o compromisso do Sicredi com a ONU – Organização das Nações Unidas, quanto a práticas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o pacto global. “As cooperativas mostram na prática a sua preocupação com a sustentabilidade em todos os eixos (econômico, social e ambiental), contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos associados e de toda a comunidade.

Dia C em Mandaguari

Na parceria Sicredi, Cocari, Aurora e Rodocoop, as cooperativas uniram forçar para realizarem revitalizações em três escolas municipais da cidade, totalizando um investimento de R$ 19.000,00. No último sábado (03), se fizeram presentes o presidente Agnaldo Esteves junto a autoridades locais, para realizarem a entrega simbólica na escola municipal André Malacário. A ação de voluntariado, que contará com a presença dos colaboradores auxiliando nas reformas foi postergada para o final do mês de julho devido a decretos da Covid-19.

PROPÓSITO

Segundo o presidente Agnaldo Esteves, o Sicredi tem como propósito construir juntos uma sociedade mais próspera e todas as ações sociais reforçam este objetivo de médio/longo prazo. “Temos como meta difundir nossa cultura humanizada e inclusiva, sendo protagonista e proporcionando aos nossos associados a melhor experiência possível, sempre inovando e aprendendo, através de uma gestão empreendedora e dinâmica”, finaliza o presidente.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.