COCARI: Palestra de encerramento do Cooperjovem aborda Comunicação 4.0

Nesta terça-feira (24), o Programa Cooperjovem promoveu a palestra de encerramento das atividades de 2020, sobre Comunicação 4.0, com a pedagoga, jornalista e palestrante Cláudia Carvalho, que também é mestranda em Neuromarketing. O evento foi realizado pela plataforma Google Meet, às 15h, e participaram professores de Jandaia do Sul-PR, Kaloré-PR e Mandaguari-PR. No total, 12 escolas e aproximadamente 800 alunos desenvolvem a iniciativa de educação cooperativa em sala de aula, com apoio da Cocari e do Sescoop/PR.

Nova prática – O analista de Cooperativismo, Hugo Felipe Carnelossi, comentou sobre o valor da formação de professores nesta fase pela qual passamos. “Neste momento que estamos vivenciando, a área mais afetada foi a educação. Sabemos o tamanho do impacto dessa nova metodologia, na qual o contato com o professor fica restrito apenas ao virtual. Neste contexto, o professor teve que se atualizar profissionalmente para levar a educação de forma mais afetiva e dinâmica para nossos alunos”, considera.

Comunicação 4.0 – A palestrante Cláudia Carvalho explica que o objetivo da palestra foi levar os educadores a avaliar a comunicação em cada área da vida. “Este tema é de extrema relevância, porque estamos em um mundo onde, da mesma maneira que a internet conecta todas as coisas, a comunicação está totalmente conectada dentro de nós e pensar essa Comunicação 4.0 é fundamental para que possamos ter sucesso. O evento foi maravilhoso, os professores responderam de forma muito positiva. Sinto uma imensa gratidão de poder falar para educadores, que são pessoas que eu admiro muito”, comentou.

Reaprender – Cláudia também falou sobre o momento pelo qual os professores estão passando. “São grandes heroínas e heróis, porque estão se reinventando. Como eu mencionei no evento, existe a necessidade de desaprender para aprender novamente sob uma nova perspectiva. Espero ter contribuído com eles para que a comunicação melhore cada vez mais”, acrescentou.

Soma de forças – Segundo a professora Sueli Alves do Nascimento da Costa, da Escola Municipal do Campo Paraíso da Infância, do distrito de Jussiara no município de Kaloré, a palestra mostrou o valor da união na prática pedagógica. “Vimos que na nossa prática profissional devemos ensinar, somando nossas forças, pois juntos somos mais fortes. Principalmente nesse momento que estamos vivendo, necessitamos da ajuda da família para fazer a diferença no ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Portanto, tudo que fazemos tem de ser por amor”, destacou.

Qualidade na comunicação – Para a pedagoga Silvana Rodrigues Malheiro Huss, coordenadora pedagógica do quarto ano na Secretaria de Educação do Município de Mandaguari, o evento serviu como motivação para aperfeiçoar o processo de comunicação. “Aprendi que para comunicar com qualidade é necessário compreender as especificidades do nosso cotidiano, como em nossa convivência com colegas de trabalho, amigos e familiares. Dessa maneira, comunicando melhor, poderemos construir uma sociedade transformadora”, resumiu.

Ressignificação – A pedagoga acrescenta que a capacitação é essencial para fortalecer o conhecimento. “Na pandemia, distantes de nossos alunos e colegas de trabalho, temos a possibilidade de ressignificar a nossa prática pedagógica aproveitando ao máximo todos os momentos que geram aprendizagem. A palestra me motivou muito, em especial me proporcionou uma vontade a mais de estudar e aprender!”, disse.

Inspiração – Alessandra Vicentin, que também participou da palestra, deixou sua impressão. “Nossos alunos nos têm como exemplo. Devemos trabalhar com muito amor, carinho, dedicação e profissionalismo”, registrou.

 

Cooperativismo – Por meio de palestras educativas como essa, o Programa Cooperjovem divulga conceitos cooperativistas e ações para a formação de educadores na área de ação da Cocari. Coordenados pelos professores, os alunos desenvolvem atividades cooperativas, ações solidárias e de cuidados com o meio ambiente.