COCARI: Dia Nacional do Campo Limpo reforça a importância da destinação correta de embalagens de agrotóxicos

Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo. A data integra o calendário nacional desde 2008, sendo criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), com objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. O dia serve também para celebrar os resultados alcançados por meio dessa atuação conjunta.

Conscientização – Anualmente, neste período, o inpEV promove uma série de eventos destinados a conscientizar a população. São ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras, que são realizadas no entorno das unidades de recebimento. As iniciativas estimulam a comunidade local a refletir sobre a necessidade da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.

Importante papel – Cumprindo importante papel, a Cocari reforça o trabalho de conscientização dos cooperados sobre a importância do descarte correto de embalagens de agrotóxicos vazias. Para facilitar a entrega por parte dos produtores, a cooperativa organiza postos de coleta nos entrepostos da área de atuação da Cocari, garantindo a adequada destinação.

Coleta itinerante – Em cumprimento da lei que estabelece que as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser tríplice lavadas e devolvidas no prazo máximo de um ano após sua aquisição, a coleta obedece a um cronograma pré-definido, de modo que os produtores podem se organizar para entregar as embalagens nas unidades da Cocari no Paraná. No Cerrado, a cooperativa realiza a coleta itinerante nos entrepostos de Guarda-Mor/MG e Paracatu/MG. Nas demais unidades do Cerrado, os produtores fazem a entrega das embalagens em postos de recolhimento que ficam bem próximos às unidades da Cocari.

Preservação – De acordo com Thiago Toshio Ricci, gerente ambiental e avícola, a Cocari contribui para a preservação da natureza e da saúde humana e animal promovendo a coleta itinerante desses vasilhames. “Conforme prevê a lei, as cooperativas devem ser credenciadas a associações que realizem o recebimento das embalagens. Porém, a Cocari vai além e promove a coleta itinerante dessas embalagens seguindo datas pré-agendadas em seus próprios entrepostos. Dessa forma, o Programa de Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas tem por objetivo principal facilitar ao produtor rural a devolução das embalagens vazias”, afirmou.