COCARI: Cooperativa recebe Prêmio Expressão de Ecologia pela terceira vez
A Cocari conquistou, pela terceira vez, o Prêmio Expressão de Ecologia – Troféu Onda Verde, a maior premiação do Sul do país. O será entregue no dia 02 de agosto de 2019, na sede da FIESC, em Florianópolis-SC e, além disso, os projetos premiados serão publicados no Guia Sustentabilidade 2019, um anuário especial da Editora Expressão que será lançado no evento de premiação.
O prêmio – Tradicional, o Prêmio Expressão de Ecologia foi criado pela Editora Expressão, em 1993, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro, quando o mundo assumiu os impactos ambientais que a atividade humana gerou no planeta. Desde então, o Prêmio visa à divulgação e incentivo de ações ambientais promovidas por empresas do Sul do país.
Terceira premiação – A Cocari foi já foi destaque no Prêmio em outras duas ocasiões. No ano de 2013, a cooperativa recebeu a premiação pelo projeto Cultivando Cidadania, que contrata alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para a produção de mudas de essências nativas, que são destinadas à reserva legal e mata ciliar das propriedades dos cooperados. Já no ano 2016, o projeto que conquistou o Prêmio foi o Projeto Meio Ambiente – Eu Cuido!, que consiste no plantio de mudas de essências nativas por crianças da rede municipal de Jandaia do Sul-PR, tendo como um dos objetivos promover a conscientização de crianças no cuidado com os recursos naturais. O projeto também prevê visitas ao bosque plantado durante cinco anos, sendo que durante as visitas, as crianças podem observar o desenvolvimento das árvores dando valor à vida e ao meio ambiente, resgatando, naturalmente, o convívio com o meio rural.
O projeto vencedor – Neste ano de 2019, o Projeto Olho D’Água trouxe, mais uma vez, o prêmio para cooperativa, na categoria. A iniciativatem como objetivo aumento da vazão; proteção da fauna e flora local; água livre de contaminação para uso nas atividades domésticas e agrícolas. Desde 2009, junto à Nortox, o projeto restaura nascentes em propriedades de cooperados. Até o momento, são 803 minas restauradas no Paraná e 23 no Cerrado. O projeto conta com o apoio da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Emater e Instituto ambiental do Paraná (IAP); e, em Goiás, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH-GO).
Expansão – O projeto teve enorme aceitação no Paraná e chamou a atenção de produtores de Goiás, sendo expandido para a região de atuação da Cocari naquele estado. Além disso, o Projeto Olho D’Água tornou-se modelo e tem chamado a atenção de prefeituras de diversos municípios, como São Pedro do Ivaí-PR, Jandaia do Sul-PR, Lunardelli-PR, Mandaguari-PR e Lorena-SP. Na difusão dessa iniciativa, a Cocari atua como multiplicadora, apoiando e habilitando colaboradores dessas instituições para a execução do projeto.
Satisfação – A Cocari segue buscando soluções que sejam sustentáveis e viáveis para a sociedade e para o meio ambiente, reiterando seu interesse pelas comunidades das áreas onde atua. Assim, é uma gigantesca satisfação para a cooperativa receber o reconhecimento por meio do Troféu Onda Verde na 26ª edição do Prêmio Expressão.