Os melhores tipos de exercícios para ajudar você a perder peso

Texto escrito por Anderson Rodrigues Brito*

Perder peso de forma saudável e sustentável exige mais do que exercícios, mas esses podem auxiliar no processo.

É tentador querer uma solução rápida com o mínimo de mudanças de hábito possível. Para muitos, isso significa recorrer a produtos como programas de exercícios, livros de instruções da moda ou alimentos e bebidas comercializadas, nenhum dos quais provavelmente oferecerá resultados seguros e duradouros.

A perda de peso depende em grande parte do equilíbrio entre as calorias que você consome e as calorias que gasta.

Um déficit calórico significa que você está ingerindo menos calorias do que seu corpo precisa para manter as funções gerais do corpo. Claro, isso também significa que você ganhará peso se consumir mais calorias do que seu corpo necessita para funcionar.

Devemos considerar outras séries de fatores que também não contribuem para o emagrecimento. Um histórico pessoal ou familiar de excesso de peso, distúrbios hormonais, fatores ambientais. Bem-estar psicológico e até mesmo certos medicamentos dificultam a perda de peso. 

Portanto, déficit calórico juntamente com exercício certamente pode ajudá-lo a atingir sua meta de perda de peso. A seguir citaremos alguns exercícios que podem auxiliar nesse desafio:

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

O treinamento cardio intervalado – também conhecido como treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) – é um golpe duplo para o exercício: curto e mega eficaz.  “[HIIT], ou treinamento cardiovascular intervalado, é a maneira mais cientificamente sólida de queimar mais calorias durante o exercício”.

Treinamento de força ou peso

Embora você não queime o tesouro de calorias que queimaria em uma sessão HIIT, com treinamento de força ou peso , uma queima de longo prazo – e talvez até mais sustentável – está em jogo.

A taxa metabólica de repouso representa aproximadamente três quartos de sua produção calórica diária. Portanto, desempenha um papel significativo na sua capacidade de perder peso.

Nesse sentido, quanto mais massa muscular você tiver (gerada pelo treinamento de resistência), maior será sua taxa metabólica de forma que será mais controlar seu peso. 

Ioga, pilates e alongamento

Ioga, pilates e alongamento em geral não vão necessariamente ajudá-lo a queimar calorias como o HIIT e o treinamento com pesos. Mas eles podem torná-lo mais forte e flexível, o que ajuda a executar esses exercícios intensos com precisão e confiança.

Você sabe qual o treino mais importante para a perda de peso? É aquele que você gosta.

De acordo com um estudo publicado em 2017 na revista Obesity, uma rotina de exercícios estável e consistente (combinada com um regime regular de alimentação saudável) é o fator mais substancial no controle de peso a longo prazo. 

O treino ou exercício que você vai seguir é aquele que você realmente ama e te traga prazer. Quando pessoas me perguntam qual é o melhor treino para perder peso, eu digo, aqueles que queimam calorias e eles sentem prazer em fazer e se sentir melhor.

No entanto, não existe uma receita milagrosa. A chave para uma perda de peso bem-sucedida é o déficit calórico. Portanto, é de suma importância a combinação dos seus treinos com uma dieta saudável.

Procure sempre profissionais habilitados para te ajudar nos seus objetivos, um profissional de educação física e um nutricionista são uma ótima escolha.

*Anderson Rodrigues Brito é formado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela UEL, pós-graduado em Exercício Físico e Reabilitação para Idosos pela Unifama. Atualmente está cursando pós-graduação em Gestão Esportiva, e atua como profissional de Educação Física.