Natal – símbolo de fé cristã

Em uma noite fria, em um estábulo, o “Jesus Menino”, recém-nascido, foi colocado em uma pequena manjedoura. A Mãe, Maria, e o seu Pai, José, o acalentavam e sentiram a sua forte presença em seus corações. O amor se inseriu, de imediato, e os sorrisos brotaram. O sentimento afetivo lhes mostrou que o mundo acabara de receber o seu Salvador.

Apesar de estarem presentes em um estábulo, em uma noite fria, o Céu se iluminou. Estrelas em maior número surgiram. A beleza se fez presente e deu colorido à vida ao seu redor. Uma estrela, com brilho muito forte, e persistente, surgiu e permaneceu no espaço para guiar visitantes que este “Jesus Menino” começava a atraír. Entre estes estavam pastores e seus rebanhos, que vieram de localidade próxima, e Reis residentes no Oriente. Sentiram que este “Jesus Menino” era maior do que todos eles. Prestaram-lhe adoração. Os Reis entregaram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Estavam todos felizes e satisfeitos em saber que este “Jesus Menino” era um presente de Deus.

Passados mais de dois milênios deste especial acontecimento devemos voltar os olhos para o Céu e buscarmos ver este “Jesus Menino” a nos saudar e abençoar. Afinal, é Natal! Há luzes que brilham, sinos que badalam, Céu que se abre para um maior colorido. Há vidas que sorriem. O Natal do amor-irmão está a acontecer. A fé cristã está posta no ar. Deus se faz presente neste “Jesus Menino”.

Vivamos este Natal na simplicidade que se exige. Sejamos mais presentes na vida familiar, amiga, companheira. Estejamos voltados à resolução de ações postas em nossos caminhares tendo os olhares voltados para o Alto. Busquemos ser luz para quem não a tem brilhando sobre si. Difundamos a paz para quem dela está a precisar. Tenhamos sempre um sorriso, o ombro amigo a ser oferecido em toda a nossa trajetória terrena. O “Jesus Menino” estará a nos apoiar e a nos acompanhar cotidianamente.

É, pois, Natal. Envio-lhe o meu presente: o abraço irmão.

Maria Inês Botelho

  É professora aposentada em Supervisão Escolar e Ensino Superior. Está associada a 10 Academias de Letras e em 18 instituições congêneres no Brasil, Portugal, Suiça e Itália. Possui vários títulos, dentre eles o de Comendadora e Embaixadora pelo Institut Cultive Suisse Brésil para o Brasil. Participa, também, de duas instituições onde a solidariedade tem forte espaço: o Rotary Club de Mandaguari-Família e a APAE. Está presente no Elos Clube de Mandaguari, instituição voltada à Cultura e à defesa da língua portuguesa. Tem 1 livro solo, 55 coletâneas e 8 antologias publicados. Tem 08 coletâneas e 1 antologia no prelo. Há diversos textos, poemas, crônicas, mensagens, publicados em várias revistas no Brasil e na Suiça, em jornais local e regional, boletins de clubes, anais de conferências elistas a níveis nacional e internacional, em sites, facebook, WatsApp e outros meios que a informática oferece. Coordena e apresenta um programa na rádio Agora FM envolvendo a contação de histórias infantis para alunos da rede municipal de ensino. Tem a participação de escritores das regiões Norte e Noroeste do Paraná. O programa acontece em parceria com a Federação Internacional Elos da Comunidade Lusíada e a rádio Agora FM.