Natal: a história que ninguém conta

A história do nascimento de Jesus é cercada por vários episódios extraordinários. Por exemplo,  a visita dos anjos aos pastores nas campinas. Segundo a Bíblia, eles estavam apascentando um rebanho de ovelhas durante a noite e de repente um anjo apareceu para eles e algo sobrenatural aconteceu, o brilho da glória do Senhor os cercou. Todos ficaram assustados, pois nunca tinham visto alguma coisa assim. Mas o anjo lhes disse: não fiquem com medo! Trago boas notícias de grande alegria a vocês, nasceu o Salvador, que é o Cristo, o Senhor! De repente surge também uma grande multidão do exército de anjos cantando: “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra...”. O céu desceu! Com esta experiência, os pastores foram até o recém-nascido Jesus, o Salvador! Natal significa a boa notícia de salvação. A outra história do Natal foi contada pelo evangelista Lucas – “A visita dos magos a Jesus”. Logo que Jesus nasceu, recebeu a visita de três magos, que seguindo uma estrela, vieram do oriente para conhecer o nascido rei dos judeus. O que mais se lembra desta história são os presentes que Jesus recebeu: ouro, incenso e mirra. Os três presentes têm cada um o seu significado profético. Ouro representaria a realeza, o incenso o seu sacerdócio e a mirra, o seu sacrifício.

Estas duas histórias são conhecidas e encenadas por jovens, crianças e adultos, no entanto muitos não contam uma parte triste da história. Desde seus primeiros dias Jesus foi perseguido. Primeiro, seus pais tiveram que sair em fuga de sua cidade para o Egito. Imagine você no lugar deles, sem dinheiro e sem um destino certo e com a esposa para dar à luz. Além de não terem os recursos que temos hoje, carro, ônibus e avião, eles tiveram que enfrentar os perigos das estradas. Tudo muito difícil. Quando chegaram no destino, não havia se quer um lugar para passar a noite. A criança nasceu sem nenhum recurso. Hoje vemos pais preparando o quartinho do bebê com decorações lindas e caras, Jesus o Filho de Deus não teve nada disso! Muito complicado e triste. Tudo porque Deus nos amou que permitiu que seu Filho sofresse e passasse tudo isso por nós. Depois de não haver lugar para a família se hospedar e nem para a criança nascer, Herodes se empenhou para tirar a sua vida. Fez um decreto para ver se conseguia matá-lo. Perseguiu, mas não conseguiu o que desejava porque Deus o protegeu. Esta parte da história ninguém conta, mas nós precisamos saber, precisamos contar e não esquecer que Jesus nasceu em Belém e passou o que passou para nascer em nossos corações; Jesus viveu para que nós vivêssemos a sua vida; Jesus ressuscitou para que nós também pudéssemos um dia ressuscitar com Ele; E Jesus voltará para nos levar para viver a eternidade com Ele.

A história que ninguém conta existe para nos lembrar que Jesus se sacrificou por nós desde o seu nascimento. Vamos neste Natal fazer valer tudo o que Jesus passou por amor a nós. Que sejamos nós, os presentes a Jesus. Que a nossa vida seja totalmente Dele. Viva o Natal de Jesus!

Edmilson Pereira Marques

Pastor da Igreja Metodista