30 anos de fundação do Elos Clube de Mandaguari

Mandaguari foi agraciada com a fundação do Elos Clube de Mandaguari. Um clube cultural e de defesa da língua portuguesa aqui se instalou, em reunião solene, na então churrascaria “O Espigão”, em 26 de março de 1994. O local estava especialmente engalanado para esta festiva de instalação. Havia elistas das regiões Norte, Centro-Norte e Noroeste do estado do Paraná. Todos trouxeram mensagens de felicitações e desejos de muito sucesso. Autoridades do poder público municipal se fizeram presentes, assim como, musicistas, artistas plásticos, escritores, professores de diversas áreas e níveis, imprensa escrita e falada, mandaguarienses de forma geral.

Nestes 30 anos de existência o Elos Clube de Mandaguari ganhou destaque internacional em países onde o Elismo têm morada. As suas ações permitem o estabelecer parcerias com instituições do poder público, culturais, educacionais, de voluntariado como o Rotary Club, desenvolvendo projetos de diversas vertentes, premiando, publicando, divulgando os envolvidos. Utiliza meios de divulgação impresso, digital e falado. Estabeleceu um programa de rádio sobre contação de histórias infantis que envolve alunos e escritores de Mandaguari e região. Inicialmente utilizou a rádio Atual Guairacá. Hoje utiliza as ondas da rádio Agora FM, a quem agradecemos a parceria. Realiza também, exposições de telas, de produções literárias. Divulga e promove escritores mandaguarienses e da região. Enfim, é um celeiro onde a Cultura e a defesa da língua portuguesa têm encontro com a perenidade.

Assim posto, deixo o meu agradecimento, e o das companheiras e companheiros deste clube, pelo essencial apoio sempre tido. Afinal, a perenidade se conquista, a cada novo dia, com ações que envolvem a cidadania plena.

Maria Inês Botelho ex-presidente do Elos Clube de Mandaguari