Dicas para ajudar a concretizar seus sonhos em 2021

Final de ano é sempre tempo de renovar os desejos, de repensar os sonhos e objetivos e de planejar novos caminhos para alcançá-los. Basta começar dezembro para que este processo inicie quase que involuntariamente, não é mesmo!?

Pense comigo! Somente em dezembro você já deve ter pensado em tudo o que fez em 2020. O que conquistou, o que não conquistou, o que foi diferente, o que não foi, se você conseguiu o corpo que queria, se perdeu peso, se comprou o carro que tanto sonhava, se conseguiu poupar dinheiro, entre vários outros pensamentos. A verdade é que nós ficamos permeados de autocobranças que, por vezes, nos motivam a buscar caminhos mais funcionais, mas que podem, também, fazer com que apenas nos cobremos além da conta.

O que diferencia o caráter positivo do negativo destas expectativas é o quanto você atribui à elas as novas ações que você precisará ter para que todos esses desejos e ambições se concretizem. Neste sentido, é preciso compreender que para que seus sonhos ganhem forma, é necessário que os planos saiam de sua cabeça e se materializem.

Hayes (2005), o propulsor da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), tem numa de suas obras o título “Saia da sua mente e entre em sua vida”. Neste livro ele evidencia o quanto a ruminação de nossos pensamentos e vivências internas (e a atenção e/ou rejeição exacerbada que atribuímos a elas) geram sofrimento emocional e nos distanciam de nossos objetivos e valores. Como parte da solução para esta problemática, ele nos orienta a nos engajar em ações compromissadas com os nossos valores. Ou seja, ele nos provoca a adotar, com compromisso e engajamento, comportamentos mais assertivos que nos levarão a encontro daquilo que é importante para nós.

Deste modo, além de pensar exatamente naquilo que se quer, questione-se: 

1. O quanto isso é importante para mim? 
2. O quanto isso está vinculado aos meus valores de vida?
3. O que eu tenho feito para alcançar este objetivo?
4. O que eu tenho feito que não tem dado certo e tem me distanciado deste objetivo?
5. O que eu tenho feito que tem dado certo e tem me aproximado deste objetivo?

Após se fazer estes questionamentos você poderá chegar a algumas conclusões que podem ser indispensáveis para que você entenda quais caminhos trilhar para que seus objetivos deixem de significar “sonhos” inalcançáveis, para desejos seguramente possíveis de serem realizados.

Depois de um ano muito difícil, nós temos o direito de sonhar, não é verdade!? Nós podemos orar, desejar, mentalizar, criar expectativas, pensar nas metas e até mesmo usar uma roupa com cores que pedem riqueza, saúde ou paz… isso é, com certeza, umas das coisas que mais precisamos neste momento. MAS, justamente por merecermos desfechos melhores do que aqueles que 2020 nos trouxeram, é preciso que nos engajemos na mudança. E mudar, sempre, em todas as ocasiões, será uma responsabilidade que é apenas nossa e que nunca pode ser terceirizada.

Por isso, aqui vão algumas dicas para que você consiga se aproximar da concretização de seus sonhos para o ano novo que se aproxima:

1. Transfira seus sonhos para o papel. Torne-os materiais! Se eles ficarem somente na sua cabeça, você se perderá ou esquecerá.
2. Trace rotas e responsabilidades (passo a passo) para alcançá-los. Não faz sentido anotar somente o que você quer, é preciso anotar o que fazer para ter o que se quer.
3. Defina prazos possíveis de serem alcançados! Afinal, se seu sonho é perder 10kg, você não pode esperar que isso tudo vá embora numa semana, não é mesmo!?
4. Coloque em prática! Certifique-se de agir conforme seu planejamento.
5. Respeite seu tempo! Não se cobre para que as coisas aconteçam do dia para a noite. É um novo contexto e você precisará de tempo para se adaptar. Respeite-se!
6. Seja constante e compromissado! Qualquer mudança pedirá de você muita constância, envolvimento e compromisso. 
7. Se permita errar! Pode ser que alguns erros aconteçam no caminho. E tudo bem! Utilize-os como aprendizado. Não se culpe além da conta!
8. Revise o plano e faça adequações, se necessário. O ideal é que seja um plano que faça sentido e que também seja prazeroso para você!  
9. Retome o caminho! Quando perceber que você está se desviando dos seus planos, certifique-se de retornar. É o seu caminho. É a sua responsabilidade! Mas, sobretudo: lembre-se de que é importante pra você!
10. Atualize seus planos e adeque para sua nova realidade! A ideia é que você os concretizará aos poucos, então, após suas vitórias, atualize seus planos e estabeleça novas metas e novos comportamentos.

Desejo que, neste novo ano, você tenha ações compromissadas que te aproximem de seus sonhos. Afinal, você merece!

Feliz ano novo! Feliz 2021!

 

Psicólogo Weslley Knupp
Psicoterapeuta de orientação analítico-comportamental
CRP: 08/28270
(44) 99945-3528

 

Quer receber as principais notícias do dia na palma da sua mão? Clique aqui e instale o aplicativo do Portal Agora para Android!