Dicas de lançamentos em streaming para curtir no sofá (10 e 11)

Animação, romance de Natal, comédia e história real nos destaques da semana nos streamings

Pinóquio por Guillermo del Toro (Netflix)

O diretor ganhador do Oscar Guillermo del Toro traz a sua versão da história de Pinóquio na animação que estreia esta semana na Netflix.

Passada na Itália fascista na década de 70, a animação musical traz o tom de conto de fada gótico já presente em diversos filmes do diretor pra contar a história do boneco de madeira que vira um menino de verdade. Desta vez produzida toda em stop motion, técnica que utiliza bonecos para criar a ilusão de movimento, o Pinóquio de Guillermo del Toro levou mais de mil dias para ser completado, com a “piada interna” de colocar bonecos animados para fazer um filme onde bonecos ganham vida.

Com tons sombrios mas sem deixar de lado a fantasia, del Toro traz sua visão particular de uma história já conhecida para contar sua história de perda, amor e magia e encantar o público mais uma vez.

Amsterdam (Star+)

Três amigos acabam no centro de uma das tramas secretas mais chocantes da história dos EUA em Amsterdam, que chega esta semana ao Star+. Passada na década de 1930, esta história fascinante e ricamente intrincada entrelaça, de forma brilhante, fato histórico com ficção em uma grande experiência cinematográfica para contar a história dos amigos que testemunham um assassinato e, ao tentar desvendar o crime, acabam se tornando os principais suspeitos.

Enquanto tenta se livrar das acusações, o grupo recebe ajuda de aliados durante a investigação do caso. Mas eles acabam por descobrir que, na verdade, não se trata apenas de um mero assassinato, mas sim, de uma das maiores conspirações da história norte-americana. 

No Seu Natal ou no Meu  (Amazon Prime)

Na comédia de Natal No Seu Natal ou no Meu, que chega esta semana no Amazon Prime, Hayley e James têm a ideia perfeita para surpreender um ao outro na festa de fim de ano: trocar de trem e fazer uma aparição surpresa na festa da família. O problema é que os dois têm a mesma ideia e acabam sozinhos com uma família de estranhos que mal sabe da existência deles.

Depois da surpresa que dá errado, os dois vão perceber que não se conhecem tão bem assim: James vai descobrir que a família da namorada sequer sabe que a garota tem um namorado. Enquanto isso, Hayley vai descobrir que o namorado é descendente de uma família real e que seu pai detesta o Natal. Quando os dois resolvem se encontrar para comemorar o Natal juntos e acabar de vez com os segredos, uma nevasca cancela as viagens de trem e eles serão obrigados a passar o Natal separados, um com a família do outro.

Emancipation: Uma História de Liberdade (Apple TV+)

Inspirado em uma história real, Emancipation: Uma História de Liberdade chega esta semana ao Apple TV+ estrelado por Will Smith.

O longa conta a história de um homem negro que enfrentou enormes obstáculos para escapar da escravidão durante a Guerra Civil Americana, no século XIX. Pouco se sabe sobre este homem que sofreu nas mãos de traficantes de escravos sádicos, atravessando os pântanos da Louisiana infestados de jacarés e cobras, para conquistar a liberdade para ele e sua família.

Confiando em sua inteligência e na sua fé inabalável, ele vai fazer o impossível para se livrar dos caçadores que ameaçam sua vida e a de sua família. O filme é inspirado nas fotos reais de 1863, de “Peter chicoteado” (Whipped Peter), tiradas durante um exame médico do Exército dos EUA. Uma destas fotos mostra as costas nuas de Peter mutiladas pelas chicotadas de seus escravizadores e acabou contribuindo para a crescente oposição pública à escravidão, se tornando um símbolo das atrocidades cometidas em seu tempo.

Para conferir a lista completa dos lançamentos desta semana acesse o Pausa Dramática

Flávio Jayme é jornalista (site Pausa Dramática e perfil @pausadramatica) com mais de 15 anos de experiência em jornalismo cultural. Autor de diversos livros, é crítico de cinema, fã de cultura pop e antenado nas últimas novidades do entretenimento no mundo das séries, filmes, música e literatura.