Prefeitura pode assumir a fiscalização do trânsito em Mandaguari

Coluna do dia 16 de dezembro de 2022

Tudo em paz

O vice-prefeito Jorge do Alambique entrou em contato com a coluna e negou que esteja havendo qualquer atrito entre ele e a prefeita Ivonéia. “Não procede. Eu e a prefeita estamos muito bem, eu sempre respeitei ela e ela também sempre me respeitou. Sei que tem pessoas querendo que a gente brigue, mas não vão conseguir isso”, afirmou.

Tinham conhecimento

Jorge também contestou a informação de que a administração municipal não sabia que ele viajaria a Curitiba para tratar do projeto das obras na PR-444. Ele afirmou ter passado duas semanas dentro da prefeitura ajudando preparar os documentos que foram levados à capital e que os mesmos foram inclusive assinados pela prefeita.

Convênio ainda não foi firmado

Quem viu o vídeo que circulou na semana passada entendeu que os recursos para as obras da PR-444 já estavam liberados, porém isso ainda não aconteceu. A ida do vice-prefeito à capital foi para levar documentos necessários para o convênio, mas o mesmo ainda não foi assinado.

Sem orçamento

Ainda sobre esse assunto, a coluna entrou em contato com a Assembleia Legislativa e foi informada que até a última segunda-feira ainda não havia sido apresentada nenhuma emenda para inserir essas obras no orçamento estadual de 2023.

Contratação

A prefeitura de Mandaguari tem um novo coordenador de compras e licitações. Desde o último dia 02 o cargo está sendo ocupado por Renan Piasentin, que já atuou como assessor parlamentar na Câmara entre 2019 e 2021.

Trânsito                                                                               

Foi publicada esta semana a lei 3.820/2022, que criaem Mandaguario Departamento de Trânsito e Transporte e a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI). Com isso o município poderá implantar sua própria estrutura para organizar e fiscalizar o trânsito na cidade.

Deserta

Ainda não será dessa vez que as casas da antiga Rede Ferroviária serão restauradas. A licitação para contratar a empresa que realizaria as obras foi deserta, ou seja, não apareceu nenhum interessado em fazer o serviço.

Reeleito

O vereador Alécio do Cartório foi reeleito para mais um mandato como presidente da Câmara de Mandaguari. Será o primeiro vereador a ocupar o cargo por quatro vezes. A chapa eleita conta ainda com Sidnei Chiquinho na vice, Claudete Velasco como primeira-secretária e Márcio Cledson segundo-secretário.

Curiosidades

A eleição para a nova Mesa Diretora do Legislativo teve algumas curiosidades. A primeira foi a composição da chapa, que foi formada por vereadores da oposição e da situação. Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de que mesmo sendo chapa única, quatro vereadores votaram contra a eleição desses membros para o comando da Casa.

Recesso

Ao que tudo indica, na próxima segunda-feira deve ser votado o orçamento municipal para 2023 e os vereadores farão a última sessão ordinária do ano. Os trabalhos serão retomados em fevereiro, mas como sempre acontece, mesmo entrando em recesso os vereadores devem ser convocados para sessões extraordinárias.

Comissões

No começo de janeiro a Câmara vai se reunir para eleger os membros das Comissões Permanentes. Atualmente essas comissões não tem a participação de nenhum vereador que integra a base aliada da prefeita, fato que gerou muitos questionamentos e reclamações nesses últimos dois anos. É provável que as articulações que resultaram na nova composição da Mesa Diretora tenham reflexos também na escolha dos membros dessas Comissões.

Modernização

Na Câmara a expectativa é de que em fevereiro, quando os trabalhos forem retomados, a implantação do novo sistema que tornará o processo legislativo totalmente digital já esteja concluída.