Você está onde precisa estar

O ser humano em suas infinitas dores e questões existenciais, encara vez ou outra a seguinte questão: Por que estou passando por isso? E a resposta pode não vir no momento, e em muitas ocasiões pode demorar muito tempo para que seja respondida, ou mesmo, talvez não seja nessa existência. No entanto, uma resposta pode ajudar a tranquilizar nossa ânsia por respostas, principalmente quando estamos em sofrimento.

Nós estamos onde precisamos estar.

Não há “poréns” e “entretantos” nessa afirmação. Podemos não entender de momento o que ela significa, mas iremos, se houver a paciência e a autorreflexão, pois o tempo e os questionamentos sinceros, trarão a resposta.

Nem sempre a resposta é justa, correta ou agradável, mas sempre nos traz aprendizado, se encararmos cada lição como uma peça no quebra-cabeça da vida. E o quebra-cabeça não é de um indivíduo apenas, pois como diria John Donne, “Nenhum homem é uma ilha” e as nossas vidas impactam diretamente a vida de todos aqueles que tivemos contato. E o quebra-cabeças infinito continua a ser montado, todos os dias.

Hoje, no aniversário da falecida avó de um grande amigo, eu comprei um drops, e ofereci a ele, e justamente nesse dia, ele me disse que a avó dele adorava aquele doce, e o cheiro de menta trouxe a ele as memórias dos dias que passaram juntos. Um ato meu, desproposital, causou no meu amigo a intensa nostalgia que o fez se conectar com o sentimento que essa data requer.

Eu estava onde precisava estar, na data que tinha que ser, na cantina que tinha o Drops que precisava ter, e ofereci à pessoa que precisava receber.

Momentos como esse, onde percebemos tão claramente as coincidências da vida são raros, e surgem para nos mostrar que, em menor e maior escala, o universo está evoluindo, e que estarmos vivos nesse momento da história, com as pessoas que estão conosco e sentindo o que estamos sentindo; tem o seu propósito.

Então só nos cabe relaxar a mente, e sem pressa, entender qual é o nosso.