Quais são seus critérios de admiração?

Esses dias esse tema surgiu durante uma conversa em que ouvi uma pessoa enaltecer um terceiro, baseando-se em seu potencial financeiro. A frase precisa foi: “Como Deus está abençoando o fulano”. Isso me fez pensar nos critérios que aquela pessoa usou para chegar a essa conclusão e, rapidamente, me fez questionar os meus próprios critérios.

É fácil identificar a origem religiosa na frase acima, me fazendo questionar o entendimento religioso da pessoa que a disse, sem iniciar um debate religioso, mas quando se entende bençãos divinas como dinheiro apenas, me parece um tanto injusto, pois assim, as pessoas mais abençoadas do mundo seriam os bilionários que em nada representam as religiões, muito menos o cristianismo praticado pela pessoa que proferiu a frase.

Bom, eu não disse nada naquele momento, não havia uma linha de raciocínio formada ainda, mas em pouco tempo eu a formei. E percebi que não se tratava da religião, pois ela foi apenas um meio para expressar seus critérios de admiração. Podia ser o paganismo Nórdico, ou então o Hermetismo. Nada mudaria naquela análise.

Já o critério usado, esse sim disse muito, uma vez que era aquilo que a pessoa mais admirava, valorizava ou desejava, e foi projetado em um terceiro. O dinheiro representou o ápice do alcance humano, seu desenvolvimento máximo, e se personificou em algo quase divino, a validação de que aquele “abençoado”, detentor de tantos ganhos financeiros, só poderia ser uma pessoa boa e digna.

Apesar de eu reconhecer o valor do dinheiro e no conforto que ele pode trazer, eu discordo muito desse método de validação, e então eu pensei nos meus critérios de admiração. Se eu os tenho, como podem ser melhores do que aqueles que eu estava arbitrariamente julgando?

Eu cheguei a um conceito aceitável, que são valores humanos para o bem comum. Claro que são valores que me precedem, eu só os adotei, mas eu gosto de tê-los comigo. Eu descobri que admiro pessoas que buscam o autoconhecimento, a responsabilidade e a sabedoria. Admiro a empatia, e aqueles que agem combatendo a injustiça, a fome e a miséria. Admiro aqueles que sabem identificar o ódio, mas que tem a resposta no amor e na benevolência. Minha admiração está em quem se alegra pela vitória do outro, que pratica boas ações, não por que tem medo do inferno de fogo, ou por que recebeu uma promessa de um céu de ouro, mas simplesmente porque é o certo a se fazer, sem prêmio ou gestos de admiração.

Essa é a premissa dos meus critérios de admiração, e escrever isso foi difícil, pois sei das consequências, julgamentos principalmente. Pois eu ainda não tenho a maioria dos critérios que admiro e aqueles que me conhecem sabem disso, mas existe outro critério de admiração que eu carrego, e esse é a coragem.  Então, que eu possa ser corajoso, e por certo alguém irá se identificar com as minhas palavras, e isso para mim… Ah, isso para mim vale mais do que dinheiro.