Suspendeu

Coluna do dia 17 de fevereiro de 2023

Suspendeu

Uma semana após o evento que apresentou à comunidade o projeto dos viadutos na PR-444, a Prefeitura de Mandaguari suspendeu a licitação para contratar a empresa que realizará as obras. O aviso de suspensão foi assinado ontem, dia 16, e publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios. De acordo com o documento, há necessidade de análise e readequação do edital, inclusive com alterações nos orçamentos que dão os valores de referência para o projeto.

Terra de ninguém

Há muitos anos sem fiscalização, o trânsito em Mandaguari se tornou o paraíso para os condutores que gostam de desrespeitar a legislação. Basta sair às ruas para ver um verdadeiro festival de gente cometendo as mais absurdas infrações com a certeza de que não serão incomodados e muito menos multados por isso.

Perigo

Um exemplo é o que acontece no complexo esportivo construído no antigo pátio da rede ferroviária. Motociclistas estão circulando na calçada que é destinada aos pedestres e ciclistas como se aquilo fosse uma rua, colocando em risco as pessoas que frequentam o local.

Flagrante

No último domingo, em menos de dez minutos, a coluna flagrou diversas motos cruzando aquele trecho. As cenas se repetem diariamente, em todos os horários, e por medo de atropelamento já tem pessoas que deixaram de levar as crianças para brincar naquele local. Com a palavra, as autoridades…

Delgado

Na última segunda-feira, durante a sessão ordinária da Câmara, o vereador Eron Barbiero cobrou da prefeita Ivonéia explicações sobre as obras de asfalto no Jardim Delgado.

Entrevista

Na semana anterior, em entrevista concedida à Agora FM, a prefeita afirmou que a licitação estava em andamento e que até o final deste mês seria conhecido o nome da empresa que dará continuidade às obras. Ainda segundo a prefeita, os trabalhos estariam demorando para serem retomados porque em uma licitação anterior não havia aparecido nenhuma empresa interessada em realizar o serviço.

Não era bem assim

A decisão do vereador em cobrar explicações foi tomada depois que ele, juntamente com a equipe da Câmara, consultou o Portal da Transparência e o Diário Oficial do município e não localizou nenhum documento referente a este assunto. Ou seja, os dados disponibilizados pela própria administração mostravam que não havia nenhuma concorrência aberta até aquele momento e quem diferente do que a prefeita afirmou, não houve nenhuma licitação deserta para retomada daquelas obras.

Edital veio depois

Dois dias depois do vereador levantar a questão, a Prefeitura publicou o edital de licitação para dar continuidade aos trabalhos no Jardim Delgado. A abertura das propostas foi marcada para o dia 07 de março.

Prestigiado

Ainda na sessão da última segunda-feira, durante suas explicações pessoais o vereador Marcio Cledson agradeceu a equipe da Secretaria de Obras, que segundo ele, atende prontamente suas solicitações sem a necessidade das mesmas serem formalizadas por meio de ofícios ou indicações. O tratamento parece ser bem diferente do que é dispensado aos pedidos feitos por outros vereadores.

Show

A Prefeitura de Mandaguari contratou o cantor Luan Pereira (?) para se apresentar durante as comemorações do aniversário da cidade. O artista receberá um cachê de R$ 125 mil.

Estrutura

A Prefeitura também contratou a empresa SEA – Serviços de Equipamentos e Locações para fornecer gerador de energia, painel de led e iluminação para shows e eventos artísticos promovidos pelo município este ano. As despesas com esses itens podem ser de até R$ 266.500,00.

Queda de braço

Tudo indica que nos próximos meses veremos uma verdadeira queda de braço entre os governos estadual e federal. O motivo do atrito é o modelo de concessão das rodovias paranaenses. O governador Ratinho Júnior defende o modelo que havia sido apresentado anteriormente, cujas tarifas não são as mais vantajosas para os usuários, porém garantiriam a realização de mais obras. Já o governo federal, influenciado pelos deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar do Pedágio, estaria propenso a adotar um modelo diferente, que permita a realização das obras, mas com tarifas mais baixas.

Recado

De acordo com o site curitibano Plural, a condução do deputado Thiago Amaral à presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa seria um reflexo da disputa sobre o modelo de pedágio. Além de Thiago, que apoia o mesmo modelo de concessão defendido pelo governador, o comando da comissão também era pleiteado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, que embora seja aliado de Ratinho, discorda da proposta de concessão desejada pelo governador. De acordo com o site, Ratinho Junior teria atuado nos bastidores para garantir que Thiago Amaral assumisse a CCJ. A interferência do governador teria sido um recado aos deputados de que se não estiverem 100% aliados a ele não terão vida fácil durante este mandato.