Novos ares

Coluna do dia 10 de março de 2023

Novos ares

O vereador Alécio Bento da Silva Filho encerrou esta semana um ciclo de mais de 40 anos de trabalho no Tabelionato de Notas e Protestos de Mandaguari. Alécio “do Cartório” agora vai atuar como consultor imobiliário.

Agradecimento

Em publicação nas redes sociais ele fez um agradecimento.Na semana passada encerrei um ciclo. Foram mais de quatro décadas de dedicação ao Cartório, seguindo a rotina, conhecendo pessoas, ajudando e sendo ajudado, realizando meu trabalho da melhor maneira possível. Um ciclo de oportunidades únicas, onde tenho muito a agradecer a todos envolvidos, colegas de trabalho e a toda família Carvalho. Mas, mudanças são necessárias, e acredito que sempre há tempo para novos ciclos e realizações”, escreveu.

Trânsito

A denúncia feita pela coluna há algumas semanas sobre os veículos que circulam pela área do complexo esportivo ao lado da linha férrea repercutiu na Câmara  Municipal. Esta semana os vereadores aprovaram um requerimento pedindo providências para impedir que aquele espaço continue sendo usado como se fosse uma rua. Resta saber se quem tem o poder de resolver o problema terá boa vontade para fazê-lo.

Estradas

O ex-vereador Jocelino Tavares, que ocupa cargo de confiança na Administração Municipal, assumiu esta semana a função de coordenador da divisão de Estradas Rurais. Para o cargo que ele ocupava até então, de coordenador de Serviços e Obras, foi nomeada Angela Aparecida de Oliveira.

Afastado

Esta semana a Justiça afastou do cargo o prefeito de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida Junior. Ele é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos ocorrido em 2017. Durante 90 dias o prefeito não pode sequer entrar na Prefeitura nem na Câmara daquela cidade.

Empregos

O governador Ratinho Júnior tem sido um verdadeiro pai para os ex-deputados aliados que não tiveram sucesso nas urnas nas últimas eleições. O número de ex-parlamentares contratados para cargos de confiança em secretarias e órgãos ligados ao governo é um dos maiores dos últimos anos e não para de crescer.

Só esta semana foram mais duas nomeações. Doutor Batista assumiu o Núcleo Regional da Casa Civil em Maringá e Nereu Moura se tornou assessor, também na Casa Civil. Há algumas semanas os ex-deputados Adelino Ribeiro e Nelson Luersen já haviam ganhado cargos na estrutura governamental. Ribeiro também foi acomodado na Casa Civil e Luersen se tornou diretor de Operações do Detran. No quadro de servidores comissionados da Casa Civil há ainda outros ex-parlamentares, como Miltinho Pupio, que está lotado no Núcleo Regional do órgão em Apucarana.

Irregular

Os planos do governador Ratinho Junior de vender para a iniciativa privada as ações da Copel que pertencem ao Estado podem se complicar. O Tribunal de Contas da União constatou que houve irregularidades no processo que autorizou a venda da estatal e o leilão das ações corre o risco de ser suspenso.

Acidente

Impossível fechar a coluna desta sexta-feira sem falar sobre o trágico acidente ocorrido ontem com o ônibus de estudantes e Jandaia do Sul. Além de emitirem notas de pesar, as autoridades devem aproveitar este momento para observar uma série de questões relacionadas ao transporte de estudantes, tanto pelo poder público, como por empresas particulares e até mesmo pelos pais de alunos.

Condutores

De acordo com as informações divulgadas até o momento, a causa do acidente teria sido falha humana e, para complicar ainda mais a situação, o motorista estaria com a carteira de habilitação vencida. Aí fica a pergunta: será que os responsáveis pelo transporte de alunos nas cidades da região estão monitorando como deveriam a situação dos motoristas de ônibus e vans escolares? Também vale a pena um levantamento sobre como esses profissionais estão conduzindo os veículos pelas ruas da cidade.

Veículos

As imagens mostram que aparentemente o ônibus envolvido no acidente era novo e estava em boas condições. Mas será que todos os veículos da frota pública a privada que fazem este tipo de transporte também estão nessa condição? Existe algum tipo de fiscalização para garantir que esse serviço seja feito com segurança? Combater eventuais irregularidades é até uma questão de justiça com os empresários que investem alto para manter os veículos em boas condições enquanto a concorrência faz as coisas de qualquer jeito.

Atitude

Um terceiro ponto para o qual as autoridades de trânsito deveriam se atentar é a maneira como os pais e “responsáveis” transportam as crianças em seus veículos particulares. Quem observa os momentos de entrada e saída das aulas em qualquer escola que seja, consegue contar nos dedos quantas crianças são colocadas em cadeirinhas e usam o cinto de segurança. Geralmente elas são transportadas soltas dentro dos veículos, muitas vezes em pé entre os bancos e não raro no colo de quem está ao volante.

Sinalização

E embora todos saibam que os trens só têm aquele caminho para circular e que existe nos cruzamentos da linha férrea os avisos de “pare, olhe, escute”, medidas adicionais que aumentem a segurança desses locais sempre serão bem-vindas. No final do ano passado a empresa Rumo, que opera a malha ferroviária no Paraná, anunciou que passaria utilizar nas áreas urbanas um sistema de sensores que detectam a aproximação dos trens e alertam os motoristas sobre o perigo de cruzarem a linha naquele momento. Esse sistema estaria inclusive sendo testado em um dos cruzamentos de Jandaia e seria estendido para os demais, além de serem instalados em outras cidades, entre elas Mandaguari. Infelizmente até o momento isso não aconteceu e o resultado não poderia ter sido pior.