Notas da Semana
Coluna do dia 28 de fevereiro de 2025
Energia
Esta semana, a Câmara de Mandaguari aprovou um requerimento solicitando um estudo de viabilidade para instalação de sistemas de energia solar nos prédios públicos de Mandaguari. Atualmente, o município gasta em torno de R$ 300 mil por mês com energia elétrica e a ideia é reduzir esse valor visando reduzir a conta de energia e contribuir para a preservação do meio ambiente.
É lei
O pedido é válido e, inclusive, a instalação desses sistemas geradores de energia já está prevista na lei municipal 3885/2023, sancionada pela prefeita Ivonéia em maio de 2023.
Prazos
A referida lei prevê que “Em todo edifício público municipal deverá ser instalado sistema de energia solar quando da sua construção, ampliação ou reforma”. A prioridade para que a tecnologia seja adotada são os prédios que abrigam os serviços de saúde e educação e o prazo estabelecido na época para implantação foi:
- Cinco anos para todas as escolas, creches, unidades básicas de saúde e demais unidades de saúde;
- Sete anos para que 50% dos prédios públicos;
- Nove anos para 70% dos prédios públicos;
- E onze anos para que 100% dos prédios públicos.
Guarda
A Câmara também aprovou os projetos de lei necessários para implantação da Guarda Municipal. A criação deste órgão é algo muito aguardado pela população. Agora os próximos passos dependem do Executivo Municipal, que precisará realizar o concurso público, capacitar os aprovados e adquirir os armamentos, veículos e montar a estrutura física necessária para o funcionamento do órgão.
Ironia
Durante programa de rádio no qual foi entrevistada pelo presidente da Câmara esta semana, a prefeita Ivonéia foi irônica ao comentar sobre as críticas que vem recebendo pela demora para instalar os parelhos de ar-condicionado comprados para as escolas municipais. “Tem gente que eu não sei o que está fazendo em Mandaguari. Tem que ir pra NASA porque sabe tudo”, comentou.
Demora
O maior problema nesse caso não foi terem feito a compra dos aparelhos sem uma análise prévia das redes elétricas da escola, mas sim a demora para dar uma solução ao problema. A aquisição dos equipamentos foi feita no final de 2022. Estamos em 2025 e só agora começaram a instalar os novos padrões de energia das escolas.
Até um ano
E durante a entrevista, o secretário de Obras, Liondas Oliveira, explicou que, com os novos padrões elétricos instalados, a Copel tem prazo de até um ano para fazer a liberação da nova rede. Ou seja, não se pode descartar a possibilidade desses aparelhos completarem três anos encaixotados ou de enfeite nas paredes enquanto alunos e professores sofrem com o calor excessivo nas salas de aula de estabelecimentos que, em muitos casos, possuem forro de madeira e cobertura de eternit.
Ultimato
Antes de sair em viagem para curtir dias de descanso com a família no exterior, o governador Ratinho Júnior incumbiu o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, de dar um ultimato aos demais secretários de Estado. Eles estão terminantemente proibidos de participarem de qualquer evento para entrega ou anúncio de obras ou liberação de recursos sem a presença dos deputados estaduais da base aliada que representam o município ou a região a ser beneficiada. Aqueles que desrespeitarem essa ordem perderão o cargo.
Campanha
Os parlamentares aliados têm sido responsáveis por aprovar, sem dar tempo para discussão, todo e qualquer projeto de interesse do governador. Agora, faltando um ano e cinco meses para a campanha eleitoral, o chefe do Executivo estadual pretende retribuir a “parceria” garantindo que eles possam se destacar em seus redutos eleitorais como responsáveis pelos benefícios trazidos pelo governo.
Pesquisa
Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que, hoje, o senador Sergio Moro (União) lidera as intenções de voto para o governo do Paraná. As eleições acontecerão no ano que vem e, de acordo com os números apresentados, Moro lidera na pesquisa espontânea e também nos seis cenários apresentados com nomes de diferentes adversários.
Expansão
Com quase seis décadas de história, a Odontologia Bianchini inaugura na próxima semana sua segunda unidade, que está sendo instalada na cidade de Jandaia do Sul e terá o nome de Barros & Bianchini Odontologia Especializada. Lá, a unidade terá como sócios os profissionais Junior Bianchini e Heloísa Barros e os atendimentos ficarão a cargo da mesma equipe que atua na unidade de Mandaguari.
Edição concluída às 17 horas do dia 27/02/2025