Mais um pré-candidato a prefeito?

Essa Coluna do dia 05 de abril de 2024

Dias intensos

Com o fim do prazo de filiações, a coisa ferveu nos bastidores políticos esta semana.

Projeções

Lideranças e pré-candidatos tiveram muito trabalho para definir as composições partidárias. A preocupação era organizar os grupos de uma forma que as possíveis chapas de candidatos a vereador sejam competitivas, mas que ao mesmo tempo não “sacrifiquem” candidatos com grande potencial de votos por conta do quociente eleitoral.

Calculadora na mão

O que mais se via era gente fazendo cálculos com base na votação que os postulantes à Câmara tiveram em eleições anteriores, bem como na perspectiva de fotos que os novatos poderão receber.

Vai e volta

Nessa movimentação, teve gente que se desfiliou de um partido, entrou em outro, chegando a assumir cargo na executiva da legenda, mas aos 45 do segundo tempo acabou voltando para onde estava.

Leilão

Teve também aqueles que antes de manterem ou mudarem a filiação fizeram um verdadeiro leilão do próprio passe, conversando com grupos diferentes para ver o que cada um teria para oferecer em termos de recursos e estrutura de campanha.

Partidos

Nos últimos dias também ocorreram várias mudanças nos diretórios e comissões provisórias dos partidos locais.

PV

Conforme era previsto, o ex-prefeito Romualdo Batista trocou o PDT pelo PV para disputar o terceiro mandato à frente do Executivo.

Cidadania

O Cidadania, que até pouco tempo abrigava a prefeita Ivonéia, agora é comandado pelo secretário de Cultura do município, Gil Tavares.

PT

O PT formalizou junto ao TSE o nome do diretor do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo de Miranda, como presidente da sigla em Mandaguari.

PRTB

O PRTB, que desde 2021 estava sem executiva vigente, também regularizou a situação na cidade. O curioso neste caso é que a nova comissão provisória é formada exclusivamente por mulheres, sendo três delas secretárias municipais. A presidente é Selma Bertolini (Educação), a vice-presidente é Ane Lucena (Saúde) e a secretária é Maria Aparecida Job Couto (Gestão e Finanças).

PL

“Jóia da coroa” nas eleições deste ano por conta do tempo que terá no ´horário eleitoral, do grande volume de dinheiro que poderá receber dos fundos eleitoral e partidário, e de estar atrelado ao ex-presidente Bolsonaro, o PL ficou com o grupo da prefeita Ivonéia. O novo presidente do partido na cidade é o empresário Valdoney Hising, cujo nome já está sendo cogitado para ser o vice na campanha de reeleição da prefeita.

Mobiliza

Mas o que chamou a atenção mesmo esta semana foram as mudanças de rumo do Mobiliza, antigo PMN. Com a comissão provisória vencida desde 2022, na última segunda-feira, dia 1º, o partido constituiu uma nova executiva local, comandada pelo marido da prefeita Ivonéia, José Paulo Furtado, e pelos secretários municipais Murilo Meleiro (Assistência Social) e Eliane Rodrigues (Desenvolvimento Econômico).

Reviravolta

Mas um dia depois esta executiva foi destituída por decisão do próprio partido, que na quarta, dia 03, já constituiu outra provisória tendo como presidente o ex-prefeito de Marialva, João Celso Martini.

Mais um

Após essa reviravolta no Mobiliza, surgiram rumores de que Martini assumiu o partido visando se lançar candidato a prefeito de Mandaguari, algo que ele já cogitava fazer há muito tempo.

É daqui

Celso Martini foi prefeito de Marialva em duas ocasiões (1989-1992 e 1997-2000) e também vice-prefeito (1977-1983). Mas para quem não sabe, embora tenha feito carreira política na cidade vizinha, ele é nascido em Mandaguari e possui propriedades rurais na região da Estrada Alegre.

Grupos

Até o começo da próxima semana a plataforma do TSE que traz as informações sobre os órgãos partidários deve ser atualizada e será possível saber com precisão quantas siglas cada pré-candidato a prefeito comanda neste momento. Como dificilmente todos eles levarão as candidaturas até o fim, o número de partidos que cada um controla terá um grande peso na hora de negociar as coligações e as vagas de candidato a vice-prefeito.

“Pesquisa”

Desde a última quarta-feira circula nos grupos de whatsapp o link de uma enquete digital sobre a intenção de votos dos mandaguarienses. O site não indica quem é o responsável por criar o levantamento e, mesmo sem registro na Justiça Eleitoral, mostra o resultado da votação. Ou seja, a tal “pesquisa” é irregular e pode render multa pesada caso o Ministério Público Eleitoral decida tomar providências e os autores forem identificados. Até a manhã de hoje mais de 600 pessoas haviam respondido. 

Edição concluída às 13 horas do dia 05/04/2024