Inacreditável a quantidade de santinhos que se vê jogados pelo chão em Mandaguari

Coluna do dia 17 de setembro de 2022

Urnas

As Forças Armadas divulgaram esta semana que farão uma apuração paralela, por amostragem, a fim aferir a confiabilidade das urnas eletrônicas. A apuração consiste no envio de militares até algumas seções eleitorais a fim de coletarem os dados de 385 boletins de urna para posteriormente fazerem o comparativo com os números oficiais do TSE para essas mesmas seções.

Nenhuma novidade

O que as Forças Armadas pretendem fazer já acontece em Mandaguari há mais de 20 anos, desde que as urnas eletrônicas passaram a ser utilizadas no município. A apuração paralela começou por aqui nas eleições municipais do ano 2000, com a extinta Rádio Guairacá, e a partir de 2012 passou a ser feita pela Agora FM. Em todos os pleitos realizados ao longo desses 22 anos, a quantidade de votos apurados pelas equipes envolvidas não apresentou nenhuma divergência dos números oficiais.

Múltiplos apoios

As principais lideranças políticas de Mandaguari na atualidade estão apoiando vários candidatos a deputado ao mesmo tempo. Nas últimas semanas a prefeita Ivonéia já manifestou apoio à reeleição do seu colega de partido, Douglas Fabrício (Cidadania), Tercílio Turini (PSD) e Maria Victória (Progressistas) para deputado estadual. Para federal Ivonéia está com Rubens Bueno (Cidadania) e Ricardo Barros (Progressistas). No grupo de Marcos Jovino os apoios para deputado estadual estão sendo para Do Carmo (União Brasil), Tiago Amaral (PSD), Soldado Adriano (Progressistas) e Delegado Jacovós (PL), além de Felipe Francischini (União Brasil), Stephanes Junior (PSD), Aliel Machado (PV), Nishimori (PL), Beto Richa (PSDB) e Sergio Souza (MDB) para federal.

Viadutos

E já que falamos em Tercílio Turini, durante sua passagem por Mandaguari esta semana ele afirmou que a licitação para construção dos viadutos na PR-444 acontecerá ainda este ano. Vamos aguardar e torcer para que dessa vez a previsão se concretize.

Previsões

Em janeiro, Turini afirmou que o início das obras só dependia de “um ok do governador”. Quatro meses depois, em maio, ele disse que o projeto da obra seria aprovado pelo DER “nos próximos dias”. No entanto, no final de julho o projeto ainda estava parado naquele órgão aguardando alterações, pois a forma como foi elaborado não atendia os regulamentos e legislações vigentes. Já estamos caminhando para o final de setembro e, até onde a coluna apurou, o processo continua na mesma.

Cigarro eletrônico

Mesmo sendo proibido, a venda de cigarros eletrônicos acontece livremente em muitos lugares do Brasil. Em Mandaguari não é diferente e não se tem notícia de nenhuma fiscalização para coibir a comercialização do aparelho. Tem comerciante até anunciando o produto nas redes sociais.

Remédios

Lamentável a decisão do Governo Federal de cortar pela metade os recursos destinados ao programa Farmácia Popular. Se a proposta de orçamento que a Presidência da República enviou ao Congresso não for alterada, a partir do ano que vem pessoas que hoje tem acesso gratuito a medicamentos para pressão alta e Parkinson, por exemplo, não terão mais o benefício e precisarão pagar pelos medicamentos.

Economia burra

Além do prejuízo político, já que a medida foi anunciada faltando menos de vinte dias para as eleições, para atender um único paciente que tenha complicações por conta de uma crise hipertensiva o governo tem gastos infinitamente maiores do que se tivesse continuado fornecendo os medicamentos para aquela pessoa.

Orçamento Secreto

E o pior de tudo é que o corte neste importante programa não ocorreu por falta de dinheiro, mas sim para aumentar as verbas do chamado Orçamento Secreto.

Venda

A Fafiman lançou esta semana o edital para venda do imóvel na rua José Ferreira Nhô Belo, local onde a instituição iniciou as atividades e que posteriormente sediou também o Colégio São Francisco. O prédio, que estava em desuso há alguns anos, já foi demolido e o terreno de 1.350m2 foi colocado à venda pelo valor mínimo de R$ 1 milhão 625 mil. A concorrência pública está marcada para o dia 17 de outubro às 9 horas, na sede da Fafiman.

Sujeira

É incrível a quantidade de santinhos que se vê jogados pelo chão quando se anda por alguns bairros da cidade. Tem cabos eleitorais que ignoram as caixas de correio e jogam de propósito os materiais de campanha dentro dos quintais. Este problema foi bastante combatido pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições municipais, mas esse ano parece que não está havendo muita fiscalização nesse sentido.