Campanha entra na reta final

Coluna do dia 23 de setembro de 2022

Reta final

Faltando pouco mais de uma semana para o primeiro turno das eleições, os próximos dias serão de muita tensão para os candidatos que ainda tem chances na disputa, bem como para seus correligionários envolvidos na campanha.

Fortes emoções

Alguns correm contra o tempo para angariar mais votos e manter as esperanças de conquistar a tão sonhada vaga. Outros lutam para não perder os votos já conquistados e assim manter a vantagem que têm sobre os concorrentes. Quem já participou de uma campanha sabe que a reta final é um período de fortes emoções.

Tranquilidade

Diferente do que vem acontecendo em várias partes do país, onde os casos de violência motivada por questões políticas vêm crescendo, pelo menos até agora a campanha em Mandaguari transcorreu com muita tranquilidade.

Exceções

É claro que sempre existem as exceções. Já falamos aqui sobre o problema da sujeira que muitos cabos eleitorais estão fazendo ao jogarem santinhos pelo chão. Soma-se a isso os abusos do pessoal com bandeiras atrapalhando a circulação de pessoas nas calçadas nos primeiros dias da campanha. Esta semana teve também a baderna promovida pelo deputado cassado Boca Aberta e sua trupe. Eles desceram a avenida com um carro de som num volume absurdamente alto, gerando incômodo nas pessoas que estavam trabalhando ou fazendo suas compras no comércio.

Candidato fake

A esposa e o filho do ex-deputado concorrem respectivamente aos cargos de deputado federal e estadual. Já Boca Aberta, mesmo estando com os direitos políticos suspensos por conta da cassação, o que fez com que o próprio partido lhe negasse uma vaga na disputa eleitoral deste ano, tem se apresentado como candidato a senador. É o que podemos chamar de “candidato fake”.

Merece ser estudado

Ainda sobre esse assunto, infelizmente é comum candidatos contarem mentiras para se eleger, agora político mentir que é candidato e sair por aí pendido voto mesmo sem ter o nome registrado na disputa é algo inédito. Esse é um daqueles casos que merecem ser estudados.

Mulheres

O Paraná conta com 30 vagas na Câmara Federal, no entanto, ao longo da história, apenas nove mulheres tiveram a oportunidade de ocupar uma dessas cadeiras. A primeira mulher paranaense eleita deputada federal foi Dra. Clair, do PT, em 2002. Atualmente a bancada feminina do Paraná em Brasília conta com cinco parlamentares.

Natal

Por conta de um erro no edital, a Prefeitura de Mandaguari teve que cancelar uma das licitações referentes à decoração de Natal deste ano. O pregão eletrônico 088/2022 previa a contratação de empresa especializada para fazer a instalação e desinstalação dos enfeites. Para isso, poderia pagar até R$ 137 mil. No entanto, faltou inserir no edital a exigência de habilitação técnica das empresas interessadas em realizar o serviço. O pedido de cancelamento teria partido da própria Secretaria de Cultura.

Veto derrubado

Esta semana a Câmara derrubou o veto da prefeita ao projeto de autoria do vereador Daniel Gambá, que determina a publicação da lista de espera para corte e poda de árvores no site ou no Portal da Transparência do Município. Até os vereadores da base aliada votaram a favor da derrubada.