Foi dada a largada

Coluna do jornalista André De Canini traz algumas curiosidades sobre a campanha eleitoral que começou oficialmente esta semana.

Coluna do dia 29 de julho 2022

Reforma

Foi aberta a licitação para reforma do barracão da antiga Rede Ferroviária Federal. Conforme a coluna adiantou, proposta é adequar o espaço para abrigar um mercado municipal onde serão instalados box para a comercialização de produtos, bares e lanchonetes. Se a ideia vingar o projeto oferecerá uma opção de lazer e entretenimento para a população e ainda irá preservar um importante patrimônio histórico do município.

Natal

A Prefeitura de Mandaguari deu início aos trâmites burocráticos para instalação dos enfeites de Natal na cidade este ano. Isso nos faz lembrar que 2022 já está entrando na reta final.

Milionário

O maringaense Wilson de Matos Silva Filho, candidato a primeiro suplente do senador Alvaro Dias, é um dos 50 candidatos mais ricos que participam das eleições deste ano no Brasil. Seu patrimônio declarado é de R$ 49 milhões 350 mil. O pai dele, Wilson Matos, já foi suplente de Álvaro Dias entre 2006 e 2014 e chegou a ocupar interinamente a vaga de senador no último ano do mandato.

Apoio

Ainda sobre Álvaro Dias, quem gravou um vídeo esta semana em apoio a sua candidatura foi o ex-procurador da república e candidato a deputado federal Deltan Dalagnol. Fiel escudeiro de Sérgio Moro durante a operação Lava Jato, mesmo estando em partidos diferentes muitos acreditavam que ele apoiaria o ex-juiz, que de apadrinhado político se tornou adversário de Álvaro.

Santinho

E falando em Moro, um dos primeiros materiais de campanha divulgados pelo candidato ao senado é bastante inusitado. No “santinho” Moro pede votos para si e para a esposa, que é candidata a deputada federal. O conteúdo seria normal não fosse o detalhe que ele disputa a eleição pelo Paraná e ela por São Paulo. Este pode ser o primeiro material de campanha da história contemplando candidatos que concorrem por estados diferentes.

Comitês

Em breve devem ser abertos os primeiros comitês políticos em Mandaguari. Pelo menos três ou quatro candidatos a deputado estadual devem montar bases de trabalho para suas campanhas na cidade.

“Força e honra”

O deputado estadual Soldado Adriano repetirá o slogan “força e honra” em sua campanha à reeleição. A frase foi o tema da campanha dele e do deputado federal Sargento Fahur em 2018, porém havia sido deixada de lado, tendo inclusive sido apagada da fachada do escritório político dos dois em Maringá. Tudo porque no ano passado o GAECO escolheu este nome para uma operação que colocou na cadeia vários policiais rodoviários acusados de receberem propina para facilitar o contrabando e o tráfico de drogas. Alguns dos presos eram lotados no mesmo pelotão em que Adriano e Fahur atuavam antes de entrarem para a política.

Ausente

Por conta de compromissos profissionais fora de Mandaguari, na semana que vem não teremos a publicação desta coluna. Retornaremos dia 02 de setembro.