Disputa inédita?

Coluna do dia 06 de outubro de 2023

Disputa inédita?
Se confirmada a hipótese levantada em uma reportagem na última edição do Jornal Agora, ano que vem Mandaguari assistirá uma disputa inédita pela Prefeitura do município. Ainda que nem todas as possíveis candidaturas avancem, o cenário indica que pela primeira vez na história poderemos ter uma eleição em que todos os candidatos ao Executivo já ocuparam a cadeira de prefeito. É esperar pra ver.

Ar-condicionado
Pode ser que tenham surtido efeito as cobranças por conta da Prefeitura ainda não ter instalado os aparelhos de ar-condicionado comprados para as escolas municipais há quase um ano. A administração municipal publicou hoje no Diário Oficial a abertura de uma licitação para este serviço.

A confirmar
Como até o fechamento desta edição os documentos relativos a este processo ainda não estavam disponíveis no Portal da Transparência, não foi possível confirmar se os aparelhos a serem instalados serão os das escolas ou de outros prédios municipais.

Meu Campinho 
Diferente do que havia sido publicado anteriormente, houve sim empresas interessadas em executar a tão aguardada obra do projeto “Meu Campinho” no Conjunto Vila Verde. Havia sido aberto um prazo para renuncia de recursos por parte das concorrentes e nova data para abertura das propostas será na próxima segunda-feira.

Arquitetos
E mais uma matéria encaminhada pela Prefeitura ao Legislativo está gerando polêmica. O projeto 082/2023 prevê aumentar de dois para quatro o número de arquitetos na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Contra
Durante a discussão do projeto, o vereador Eron Barbiero reconheceu a importância desses profissionais para a administração, mas argumentou que há demandas mais urgentes e prioritárias, como a contratação pediatras, ginecologistas e fisioterapeutas.

A favor
Já o vereador Marcio Cledson defendeu o projeto afirmando que quem acompanha a administração sabe que é necessário reforçar o time de arquitetos. Segundo ele, quando entrar em pauta contratações para outras secretarias o assunto será discutido, mas que no momento a necessidade são os profissionais de arquitetura.

6 a 2
O projeto foi aprovado em primeira votação por seis votos a dois. Além de Eron, o vereador Daniel “Gambá” também votou contra. A matéria voltará à pauta na próxima segunda-feira e pelo que a coluna apurou, poderá haver mudanças no placar.

Transtorno
A queda de árvores causada pelo temporal da última quarta-feira gerou uma série de transtornos para a população. É certo que se tratou de um fenômeno natural que, diga-se de passagem, está sendo cada vez mais frequente, porém os impactos da tempestade na vida das pessoas poderiam ter sido menores se a administração municipal (a atual e as que a antecederam), tivesse dado um pouco mais de atenção para a questão da arborização da cidade.

Falta atitude
Até as tilápias e os cágados do Parque da Pedreira sabem que existem centenas de árvores nas ruas de Mandaguari que estão condenadas e apresentam risco iminente de cair. A cada vento forte que atinge a cidade isso se confirma, mas não se vê nenhuma atitude das autoridades para amenizar problema e evitar que ocorram situações como a desta semana.

Só no ano que vem
No mês passado uma pessoa do setor de Meio Ambiente da Prefeitura vistoriou uma árvore de grande porte no Jardim Esplanada, reconheceu que há risco de queda, mas disse que o corte só será feito no ano que vem. Até lá, resta aos moradores que estão convivendo com a ameaça rezar e torcer para que as raízes podres aguentem sustentar a planta até que os responsáveis decidam fazer o trabalho que lhes compete.

Sem titular
Enquanto isso, já se passaram dois meses desde que Eduardo Abílio Nunes deixou o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do município, e a prefeita Ivonéia ainda não escolheu um novo nome para comandar a pasta em definitivo.

PT
Em assembleia realizada no último final de semana, o Partido dos Trabalhadores indicou o ex-secretário municipal e atual diretor do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo “Pinta” de Miranda, para ser seu próximo presidente em Mandaguari.

Diretório
O PT é um dos poucos partidos locais que tem diretório definitivo, a maioria é comandada por comissões provisórias. Hoje o partido tem como presidente Anilton Bittencourt, que ocupa um cargo comissionado na administração municipal. Ele e os demais dirigentes têm mandato até o começo de novembro.

Influentes
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar divulgou esta semana a tradicional relação dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista traz o nome de cinco paranaenses: Gleisi Hoffmann (PT), Luíza Canziani PSD), Luiz Carlos Hauly (Podemos), Pedro Lupion (PP) e Zeca Dirceu (PT).

Cartel?
Como apenas uma empresa “disputou” o leilão de concessão das rodovias do lote 2, a tarifa de pedágio nesses trechos ficará apenas 0,08% menor do que o valor máximo estipulado pelo governo. O fato de não ter havido concorrência gerou questionamentos se as grandes empresas do setor não teriam feito um “acordo de cavalheiros” e decidido previamente qual delas ficará com cada lote, evitando assim disputas que levariam à redução nas tarifas e, consequentemente, lucros menores para elas.

Presidente
Durante congresso realizado esta semana, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, oficializou a intensão de que o governador Ratinho Júnior seja o candidato do partido à presidência da república em 2026.

Porsche
Se você ainda não comprou seu Porsche zero quilômetro porque não existia concessionária da marca na região, seus problemas acabaram. Até o final do ano a fabricante dos superesportivos alemães terá um revendedor autorizado em Maringá.