Câmara deve votar Orçamento 2022 nesta sexta-feira

Disparou

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus disparou em Mandaguari. Só ontem foram 26 casos, mais do que foi registrado durante todo o mês de dezembro. Há exatos seis meses não eram contabilizados tantos casos assim num único dia. Desde o dia 30 de dezembro, quando foi divulgado o último boletim de 2021, a cidade já soma 48 novos casos da doença.

Liberou

O aumento tem relação com a chegada da variante ômicron ao Paraná, cuja transmissão se potencializou com as aglomerações ocorridas durante as festas de final de ano. Vale lembrar também que houve um afrouxamento das medidas de restrição no município. No dia 08 do mês passado a Prefeitura autorizou a volta da lotação máxima em locais de festas e eventos. Na ocasião esta coluna observou que a liberação acontecia no momento em que o mundo se colocava em alerta por causa da nova variante e as principais cidades do país já falavam em cancelar eventos como o réveillon e carnaval. O resultado está aí.

4ª dose

Maringá e Sarandi já estão disponibilizando a 4ª dose da vacina contra a Covid, mediante prescrição médica, para pessoas com problemas de imunossupressão grave, pacientes de quimioterapia, transplantados de órgãos e medula e portadores do HIV. Mandaguari ainda não sinalizou nada nesse sentido.

Sugestão

A Secretaria Municipal de Saúde poderia se antecipar e começar um cadastro prévio das crianças de 05 a 11 anos que poderão ser vacinadas contra a Covid-19. Assim, quando os imunizantes forem disponibilizados ao município será possível atender este público por meio de agendamento, eliminando a distribuição de senhas e as filas desnecessárias às quais pessoas de outras faixas etárias têm sido submetidas desde que começou a campanha de vacinação.

Diretor

O cantor Rick Benedetti é o novo diretor de Turismo da Prefeitura de Mandaguari. O decreto com sua nomeação foi assinado na quarta-feira pelo prefeito em exercício, Jorge do Alambique, e a publicação saiu hoje no diário oficial. De família tradicional da cidade, Rick é formado em Direito e também apresenta um programa de entrevistas na Mandaguari Web TV. Desde o começo da atual gestão seu nome era cogitado para integrar a equipe da prefeita Ivonéia.

Acabou

Conforme a coluna noticiou em primeira mão há alguns meses, depois de 71 anos a Rádio Guairacá encerrou mesmo as atividades. Na última quarta-feira, dia 05 de janeiro, aqueles os microfones foram desligados em definitivo e toda a equipe que trabalhava na emissora foi dispensada. De ontem pra cá quem sintoniza a rádio só ouve músicas e vinhetas, mas logo isso também não será mais possível.

Rede Massa

Adquirida em 2018 pelo apresentador Ratinho, que começou ali sua carreira, a rádio vai migrar para a frequência FM e a programação própria dará lugar ao conteúdo gerado pela Rede Massa de rádios. Ainda não se sabe os detalhes de como nem quando esse processo será concluído.

Perda

É uma grande perda para a cidade, que tinha naquela emissora um de seus maiores patrimônios culturais. Porém, avaliando a questão pelo lado empresarial, é compreensível a decisão tomada pelos novos donos.

Ficou para trás

Durante décadas a Guairacá reinou absoluta em boa parte do Norte e Noroeste do Paraná. Com o passar do tempo, a chegada das FMs, o surgimento de outras emissoras em sua área de abrangência e mais recentemente o crescimento dos canais de comunicação digital, a emissora foi perdendo espaço.

Política x negócio

Outro detalhe relevante é que em vários momentos de sua história os proprietários da rádio estiveram com o foco voltado mais para a política do que para o negócio em si. Com isso, a emissora acabou parando no tempo e no formato atual dificilmente voltaria a ser um empreendimento rentável, principalmente para os padrões de um grupo de comunicação forte e profissionalizado como é a Rede Massa.

Órfã

Muita gente já está estranhando não poder mais sintonizar o rádio nos 1270 khz da Guairacá, mas com toda certeza, quem mais está sentindo falta da programação é a mandaguariense Isabel Cristina Bredariol. Considerada a ouvinte número 1 da rádio, segundo pessoas ligadas à emissora, Isabel acompanhava a programação diariamente, da hora em que a rádio entrava no ar, ainda de madrugada, até o momento em que o transmissor era desligado. Merecia uma homenagem especial dos atuais e antigos proprietários.

Vrenna

Quem também sentiu muito pelo fim da programação da Guairacá foi a equipe que trabalhava lá, mas um deles não pode deixar de ser citado. Em seu último programa o locutor João Vrenna se mostrou bastante triste com a situação. “Sempre abri emissoras de rádio, nunca fechei uma”, lamentou. Ele tem uma história de muitas décadas no rádio, formou dezenas de profissionais e pela primeira vez está fora dos microfones.

Agora

Com as mudanças na Guairacá, a Agora FM passa a ser a única das três emissoras de rádio com concessão para operar em Mandaguari a ter programação própria. A FM Louvor Eterno, que pertence à cantora e deputada Mara Lima, retransmite programação gospel gerada em Curitiba.

60 anos

Além da Cocari e da Romagnole, outra empresa local também completará 60 anos de atividades em 2022: a D’Griff Magazine. A loja, que inicialmente se chamava Bazar São Paulo, foi fundada em 1962 pelo comerciante Alvino Bernini, falecido no ano passado.

Violência

O feriadão de ano novo em Mandaguari também foi marcado pela violência. Segundo informações, o primeiro assassinato do ano, registrado na noite do dia 2 de janeiro, pode estar relacionado às mortes e tentativas de homicídio registradas na véspera e no dia de Natal.

Incêndios

Também há rumores de que os dois incêndios no Jardim Boa Vista e o outro nos Cinco Conjuntos registrados na madrugada do dia 3 de janeiro estariam relacionados ao homicídio ocorrido horas antes na saída para Jandaia do Sul.

IPVA

Preparem o bolso. Com a falta de carros novos nas concessionárias, os veículos usados tiveram uma grande valorização no último ano e isso impactou no valor do IPVA, que em alguns casos ficou 25% mais caro.

Estrada

Faz pouco mais de um mês que a Viapar deixou de fazer a conservação das estradas que estavam sob sua concessão e o asfalto na rodovia entre Mandaguari e Jandaia do Sul já apresenta muitos problemas de buracos e ondulações. Isso sem contar o trecho entre o pesqueiro Lagoa Azul e a entrada da cidade, que não recebe manutenção adequada desde que o contorno foi inaugurado. Um verdadeiro atestado de incompetência governamental.

Orçamento

Perece que o polêmico orçamento municipal de 2022 vai finalmente ser aprovado. A Câmara de Mandaguari vai se reunir na tarde de hoje para deliberar sobre a matéria.

Exagero

Ainda sobre o orçamento, é questionável a afirmação de que por conta do atraso na aprovação o município corria o risco de suspender serviços essenciais, como educação, atendimentos médicos, compra de merenda escolar e medicamentos.

Repete

Quando um ente federativo (município, governo estadual ou federal) não tem a lei orçamentária aprovada vale o orçamento do ano anterior. Isso pode gerar um adiamento temporário de novos investimentos, mas não interrompe a prestação de serviços essenciais. Prova disso é que o orçamento do Governo Federal para 2021 só foi aprovado pelo Congresso dia 25 de março e nem por isso o país parou.

Iluminação

No comunicado sobre a não votação do orçamento a Prefeitura também cogitou a possibilidade de interromper os serviços de manutenção da iluminação pública. Só para constar, em setembro esta coluna noticiou que haviam 27 lâmpadas queimadas nos postes da Avenida das Indústrias. Hoje já são mais de 30, sendo que 9 delas estão exatamente em frente à secretaria de Obras, que é a pasta responsável por fazer a substituição das lâmpadas queimadas.

Postura

Os constantes ataques feitos por uma vereadora de Maringá aos colegas do Legislativo levaram a Câmara daquela cidade a tirar o papel um antigo projeto que estabelece o código de ética e decoro parlamentar. Os documentos preveem processo disciplinar e censura pública aos vereadores que cometerem atos como perturbar a ordem das sessões da Câmara e das reuniões das comissões, infringirem as regras de boa conduta nas dependências da Câmara, praticarem ofensas morais ou desacato aos demais parlamentares.

Colapso

O interesse de turistas e de pessoas investindo em imóveis em Porto Rico não para de crescer. Por conta disso, nos finais de semana ensolarados o município tem recebido um número de visitantes muitas vezes maior do que sua população e isso já começa a dar problema. No Natal muitos estabelecimentos comerciais daquela cidade não tiveram estoque suficiente de alimentos e bebidas para atender os consumidores. Agora no ano novo, a quantidade de pessoas na prainha da Ilha Santa Rosa foi tão grande que no meio da tarde do dia 1º o Corpo de Bombeiros teve proibir o transporte de mais turistas para o local.

Meio ambiente

Se não houver uma melhora na estrutura de serviços do município e também mais conscientização dos turistas, em pouco tempo esse grande fluxo de pessoas em Porto Rico também trará problemas ambientais. Só nos dois primeiros dias de 2022 a prefeitura daquela cidade recolheu mais de 24 toneladas de lixo nas prainhas.