Câmara analisa projeto do orçamento municipal 2024

Coluna do dia 08 de setembro de 2023

Orçamento

Já está tramitando no Legislativo o projeto do orçamento municipal para 2024. A coluna solicitou cópia da matéria para as assessorias da Câmara e da Prefeitura, para que pudesse divulgar aos leitores quanto a atual gestão estima arrecadar e onde pretende aplicar os recursos em seu último ano de mandato, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Meu campinho

Anunciado em 2021, parece que finalmente o complexo esportivo e de lazer “Meu Campino” do Conjunto Vila Verde vai começar a sair do papel. A licitação das obras foi aberta esta semana, a empresa vencedora será conhecida no dia 26 e o prazo para execução dos trabalhos será de 180 dias.

Israel

 

 

 

 

 

 

 

O mandaguariense Eduardo “Pinta” de Miranda, diretor do Parque Tecnológico de Itaipu, está em uma missão oficial em Israel, onde tem participado de eventos e visitado diversas instituições que atuam nas áreas de tecnologia e inovação.

Covid

Na semana passada citamos aqui que estava havendo um aumento expressivo no número de casos de Covid em Mandaguari. Até aquele momento os pacientes positivados estavam apresentando apenas sintomas leves.

UTI

Porém, de acordo com o portal GMC Online, no sábado, dia 02, um menino de apenas cinco anos foi internado na cidade por conta da doença. O quadro de saúde teria piorado e na segunda-feira o garoto precisou ser transferido para Maringá, onde está na UTI. Segundo o Blog do Berimbau, na madrugada do dia 06 o menino chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado e continua em estado grave.

Ele voltou

Depois de um longo período esquecido pelas autoridades, o tal Trem Pé-Vermelho foi novamente colocado em pauta esta semana. A ideia de retomar o transporte de passageiros entre Maringá e Londrina é cogitada há mais de 20 anos, mas até agora não houve nenhuma ação prática sinalizando que a proposta um dia sairá do papel. Depois muitas promessas e de consumir milhões de reais em estudos de viabilidade, o projeto foi engavetado durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

Parceria

Agora o Ministério dos Transportes anunciou que pretende firmar parcerias público-privadas para investir em linhas de trens regionais e a ligação Maringá-Londrina seria uma das contempladas. Mas, como diz o ditado: “falar, até papagaio fala”.

Do contra

É incrível como alguns parlamentares conseguem ser contra projetos importantes simplesmente pelo fato das matérias terem sido propostas pelo governo do qual eles são adversários. O londrinense Filipe Barros (PL) foi o único paranaense que votou contra o projeto que limita os juros abusivos do crédito rotativo dos cartões de crédito, que hoje chegam a 440% ao ano. O mesmo projeto cria um programa que facilita a negociação de dívidas de pessoas que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos.