Agora vai?

Coluna do dia 23 de junho de 2023

Agora vai?

Esta semana a prefeita Ivonéia publicou em suas redes sociais um vídeo assinando documentos relativos à construção dos viadutos na PR-444. Segundo ela, agora 99% das questões burocráticas referentes a estas obras estão resolvidas. No vídeo um servidor da Prefeitura diz que com essa documentação sendo enviada ao Governo Estadual a licitação da obra, que está suspensa desde fevereiro, poderá ser retomada. Vamos esperar…

Morte

A assinatura dos documentos aconteceu dois dias depois de mais um mandaguariense morrer vítima de acidente num dos pontos da rodovia onde deve ser construído um viaduto.

Climatização

A Câmara de Mandaguari está cobrando explicações do Executivo sobre a instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas e centros de educação infantil do município. Os aparelhos foram adquiridos há vários meses, mas ainda estão encaixotados porque as instalações elétricas dos estabelecimentos não teriam capacidade de suportar a carga de energia necessária para alimentar os equipamentos.

Planejamento

O problema, segundo os v ereadores, é que os recursos para a compra dos aparelhos de ar-condicionado teriam sido aprovados pelo Legislativo há cerca de dois anos e mesmo assim a administração não teria se planejado para fazer a instalação. Só teriam descoberto que seria preciso aumentar a capacidade das instalações elétricas depois que os aparelhos foram entregues pelo fornecedor.

Eleição

Faltando pouco mais de um ano para as convenções que vão definir os candidatos a prefeito e vereador, o ambiente político em Mandaguari se mostra muito diferente do que se via em outras eleições municipais.

Silêncio

Alguns postulantes aos cargos que estarão em disputa se movimentam nos bastidores, mas sem muito alarde. Houve ocasiões em que nesta época os grupos políticos já estavam extremamente engajados, organizando encontros com lideranças locais e estaduais, fechando acordos e correndo atrás de novas filiações.

Reestruturação

O que chama a atenção nesta calmaria é o fato de que alguns dos nomes considerados fortes para disputar a Prefeitura não têm mais seus grupos políticos estruturados como foi no passado. O tempo está passando e quem não conseguir recompor essas bases de apoio dificilmente terá chance nas eleições do ano que vem.