Covid

A impressão que se tem ao observar o comportamento das pessoas é que a Covid-19 não é mais uma ameaça, mas quem acompanha os boletins divulgados pela prefeitura nota que a situação ainda é preocupante.

Números

Para se ter uma ideia, em 14 de setembro Mandaguari tinha apenas 20 casos ativos da doença. Depois disso o número voltou a subir e de outubro para cá se mantém sempre acima de 40.

Comemorando

A cassação do deputado Fernando Francischini alterou o quociente eleitoral e outros três parlamentares também perderam o mandato. Mas nem mesmo os suplentes que assumem na próxima segunda-feira ficaram tão felizes com o fato quanto os professores estaduais que estavam no Centro Cívico de Curitiba naquele fatídico 29 de abril de 2015.

Massacre

Na ocasião Francischini era o secretário de Segurança Pública e teria partido dele a ordem para a Polícia Militar usar a força e coibir o protesto dos professores contra a votação da lei que alterou as regras da previdência estadual. Na ação, mais de 200 professores ficaram feridos, entre eles o mandaguariense Dilson Bortolanza.

Demitidos

Agora tristeza devem estar sentindo os 52 assessores de Francischini, Do Carmo, Subtenente Everton e Emerson Bacil, que com a cassação dos chefes foram exonerados dos cargos que ocupavam.

Remarcou

O juiz Max Paskin Neto acatou o pedido feito pelo advogado da prefeita Ivonéia Furtado e remarcou a audiência de conciliação referente ao processo que ela move contra uma comerciante que usou as redes sociais para criticar a administração municipal.

Ausente

Essa audiência deveria ter acontecido dia 20 de setembro, de forma virtual, porém na mesma hora a prefeita participava de uma palestra e não compareceu ao compromisso judicial nem apresentou pedido de adiamento. A conciliadora que conduziria a audiência decidiu então arquivar o processo. Agora, com a esta decisão do magistrado, os trâmites legais continuam e as partes terão uma nova oportunidade de buscar um entendimento ou optar por esperar que o Judiciário analise o caso e dê a sentença.

Advertência

No despacho em que acatou o pedido de nova audiência, o Juiz Max Paskin advertiu a prefeita para que adeque seus compromissos como chefe do poder Executivo à audiência agendada, pois ele não aceitará novas justificativas caso ela não compareça novamente.

Efetivada

E falando em prefeita, sem fazer alarde, Ivonéia efetivou a servidora pública Ane Caroline Rodrigues Miranda Lucena no cargo de secretária municipal de Saúde. Ane já vinha exercendo a função interinamente desde agosto. O decreto que oficializou o nome da nova secretária foi assinado dia 08 do mês passado, mas a publicação no diário oficial só aconteceu duas semanas depois. No documento consta que a servidora assumiu o cargo em 04 de outubro.

Natal

As cidades da região já estão instalando as decorações natalinas. Em Mandaguari o trabalho também já começou. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, serão instaladas 41 estrelas nos postes ao longo da Avenida das Indústrias, além de enfeites em 144 postes da Avenida Amazonas, praças, parques da Pedreira e Nossa Senhora Aparecida. A decoração também deve contemplar algumas vias que não costumavam ser enfeitadas.

Iluminação

Em Maringá a iluminação de natal nas ruas, praças e avenidas funcionará de 20 de novembro a 10 de janeiro. Com isso a Cidade Canção antecipa o clima natalino, que no ano passado foi ofuscado pela pandemia, e já começa a fomentar a economia. Além disso, aproveita melhor os recursos investidos na locação dos enfeites. Por aqui as luzes só serão acesas no começo de dezembro.

Fafiman

Conforme publicamos recentemente, nas próximas semanas acontecerá a eleição para diretor e vice-diretor da Fafiman. Como a instituição ainda não retomou as aulas presenciais, desta vez não está ocorrendo a tradicional movimentação de bastidores para lançamento de candidaturas e busca por apoios.

Está fora

Ainda sobre as eleições da Fafiman, a coluna apurou que o atual diretor da faculdade, professor Antônio Carlos Xavier, não pretende disputar a reeleição.

Frota

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Detran, a quantidade de veículos emplacados em Mandaguari mais do que dobrou nos últimos 14 anos. Só de 2019 para cá o aumento foi de quase 16%.

Trânsito

Mesmo com o aumento da frota, o sistema viário do município praticamente não teve alterações e o resultado é esse que vemos diariamente nas ruas e avenidas da cidade: falta de vagas para estacionar, imprudência, desrespeito à sinalização e às leis de trânsito, tráfego complicado em determinados pontos, entre outros problemas.

Providências

O trânsito em Mandaguari tem problemas recorrentes, mas que infelizmente muitas autoridades fingem não ver e ao invés de tomarem providências preferem empurrar a questão com a barriga, pois sempre que se intensifica a fiscalização nessa área gera-se um desgaste político.

Aguardando

Além da fiscalização, outra medida que pode contribuir para melhorar o trânsito local é a implantação do Plano de Mobilidade Urbana. Este projeto de lei faz parte do Plano Diretor que aguarda votação na Câmara.

Obras

O Portal de Informações do Tribunal de Contas do Paraná aponta que existem hoje cinco obras públicas paralisadas em Mandaguari: reforma e ampliação do Corpo de Bombeiros, continuação da via marginal e da ciclovia na saída para Maringá, Construção de faixas elevadas para pedestres em diferentes pontos da cidade, construção do Centro de Treinamento no viveiro de mudas municipal e a pavimentação da Avenida Marcos Dias.

Valores

Todas essas obras estão sendo executadas com recursos do próprio município e juntas somam mais de R$ 1,7 milhão, mas os valores pagos até agora são proporcionais aos serviços já executados. Em todos os casos as empresas que ganharam as licitações não estariam cumprindo as exigências contratuais.

Atraso

Ainda segundo as informações disponíveis no Portal do Tribunal de Contas, a obra mais atrasada é a do Corpo de Bombeiros, que deveria ter sido entregue em 27 de novembro do ano passado.

Não vendeu

Ninguém apresentou proposta e o leilão para venda do terreno da Copel no Jardim Esplanada foi considerado fracassado. E não foi o único, dos 19 lotes da Copel colocados à venda em várias cidades do estado neste leilão, apenas seis foram arrematados.

Candidato?

O procurador da república Deltan Dalagnol resolveu seguir os passos do ex-juiz federal Sérgio Moro e pediu exoneração do cargo que ocupava há 18 anos. Ao anunciar a decisão o procurador criticou o enfraquecimento dos mecanismos de combate a corrupção no país e deixou claro que pretende entrar oficialmente para a política.

Coincidência?

O pedido de demissão de Dalagnol ocorreu poucos dias depois de Moro deixar o cargo que ocupava em uma empresa de consultoria (onde, diga-se de passagem, ganhava uma verdadeira fortuna) e anunciar que vai se filiar ao Podemos, sinalizando que concorrerá a algum cargo eletivo no ano que vem.

Presidente e vice?

Estaria surgindo aí uma chapa para enfrentar Lula e Bolsonaro em 2022? Moro e Dalagnol ganharam fama e admiração dentro e fora do país por suas atuações na operação Lava-Jato. Outros pontos em comum entre eles é que ambos são odiados pelos lulistas, eram considerados por parte da população como aliados de Bolsonaro, mas hoje divergem publicamente do presidente e já não são vistos com bons olhos por grande parte dos bolsonaristas. É esperar para ver.