Voltamos

Após um intervalo de duas semanas para tratar de compromissos pessoais e profissionais, estamos retomando a publicação da coluna “Notas da Semana”.

Novela

E quando a gente pensava que a novela tinha acabado, os protagonistas nos presentearam com mais um capítulo. Na última segunda-feira autoridades locais se mobilizaram para impedir que a Viapar fizesse uma escavação próximo ao acesso à estrada Terra Roxa que está bloqueado por ordem judicial.

Perguntas

Em relação a este fato, duas perguntas ficaram sem resposta:

1 – O que a Viapar pretendia com as intervenções naquele local faltando apenas um mês para o encerramento do seu contrato de concessão?

2 – Qual o motivo de tanta preocupação com eventuais intervenções da concessionária naquele local se o trecho já está interditado e não pode mais ser usado pela população?

Enquanto isso…

Nenhuma notícia de mobilização efetiva no sentido de requisitar uma audiência de autoridades e representantes da sociedade local com o ministro da Infraestrutura para reivindicar que o próximo contato de concessão contemple a isenção ou o desconto na tarifa do pedágio para os moradores locais. Só mandar ofício para deputado significa terceirizar a responsabilidade de lutar pelos direitos da população e dificilmente resolverá o problema

Amém

Há rumores de que um dos servidores públicos acusados de falsificar atestados médicos para justificar suas faltas ao trabalho, além de ser profissional da saúde seria também pastor evangélico. Belo exemplo para os fiéis…

Finalmente

As muitas cobranças em relação ao trânsito na rua dr. Alcir Castelo Branco enfim deram resultado. Na semana passada a prefeitura finalmente implantou mão única e estacionamento em apenas um lado da via no trecho entre a avenida e a rua Manoel Antunes Pereira. A mudança também foi aplicada na rua Manoel Henrique Manso e nos dois locais a melhora no trânsito foi imediata.

Fiscalização

Porém… (sempre há um porém) é preciso que haja fiscalização rígida nesses locais porque ainda tem gente estacionando no lado da via em que isso foi proibido, inclusive na contramão, parando o carro sobre a calçada e usando o passeio público como pátio de empresa, o que obriga os pedestres a andarem pela rua disputando espaço com os carros.

Rejeitado

Em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira, dia 27, os vereadores de Mandaguari rejeitaram um projeto de lei que previa a conceder a Casa do Papai Noel, que existe na Praça Independência, para uso de artistas e artesãos do município. A coluna não conseguiu localizar o referido projeto no site da Câmara para obter mais detalhes sobre como seria esta concessão. Até a tarde de ontem a gravação da sessão ainda não estava disponível nos canais oficiais do Legislativo para que fosse possível saber como votou cada vereador.

Propaganda

As eleições vão se aproximando e os outdoors com fotos de deputados estaduais e federais anunciando obras e projetos se multiplicam. O que pouca gente sabe é que essas publicações são pagas com o nosso dinheiro por meio das verbas de gabinete às quais os deputados tem direito. Sob pretexto de estarem prestando contas, esses políticos usam recursos públicos para fazer promoção pessoal descaradamente. Pode até ser uma prática legal, mas sem dúvida alguma é imoral.

Ressurgindo

Depois de ser preso em plena campanha eleitoral, ficar isolado politicamente e ver naufragar uma eleição para o Senado que era dada como certa, Beto Richa, agora em pré-campanha para deputado federal, vê os antigos amigos se reaproximarem. Recentemente o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), promoveu um encontro de Beto com prefeitos da região da Amepar. Na mesma semana ele foi homenageado pelo prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PSD).

Recape

Mais de três meses já se passaram e até agora os moradores do Jardim Imperial não viram as tais obras de recape asfáltico que, segundo divulgações feitas na época, estariam sendo executadas no bairro e teriam inclusive sido visitadas por um deputado que passou pela cidade.

Tapa-buracos

A única melhoria feita nas ruas do Imperial recentemente foi um tapa-buracos muito pontual e que nem de longe pode ser chamado de recape.

Árvores

A beleza das muitas árvores de grande porte que existem nas ruas de Mandaguari e a importância da sombra que elas produzem são inquestionáveis. No entanto, há de se reconhecer que a maioria delas são de espécies não recomendadas para áreas urbanas. Por conta disso, essas árvores causam muita sujeira, danificam tubulações de água e esgoto, galerias pluviais e redes elétricas e de telecomunicações.

Riscos

Além dos transtornos, há um número alarmante de árvores aparentemente saudáveis (outra nem tanto) que estão comprometidas e apresentam risco iminente de cair, o que já vem ocorrendo com frequência cada vez que a cidade é atingida por ventos um pouco mais fortes.

Providências

Já passou da hora de encarar esse problema com seriedade e colocar em prática um plano de manejo, erradicando com urgência as árvores que podem representar uma ameaça (mesmo que não aparentem) e substituindo-as por espécies que sejam adequadas às vias públicas. Há mais de vinte anos o poder público local fala em fazer isso, mas as ações feitas até agora foram tímidas e o problema persiste.

Teoria x prática

A campanha Outubro Rosa é uma importante iniciativa de conscientização sobre prevenção do câncer de mama, só que mais importante do que os discursos são as ações práticas que essa questão exige. De nada adianta colocar iluminação rosa em prédios, se vestir com roupas desta cor e fazer carreatas se as prefeituras não disponibilizarem consultas e exames especializados em quantidade suficiente para atender as pessoas que precisam desses serviços.

Empregos

De acordo com informações divulgadas esta semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência, este ano o número de pessoas contratadas com carteira assinada em Mandaguari é muito superior ao número de demissões. Até o final de setembro foram 3.980 contratações contra 2.977 demissões. A maioria das contratações acontece no setor industrial.

Inauguração

Com a presença do governador Ratinho Júnior, a Superbac, que pertence a um grupo empresarial de São Paulo, inaugurou recentemente em Mandaguari o Superbac Innovation Center, unidade industrial na área de biotecnologia cuja implantação teve início em 2015 e que é a mais moderna da América Latina neste segmento. Foram investidos ali mais de R$ 100 milhões. E ainda tem gente que acredita na antiga lenda de que “forças ocultas” impedem a instalação de novas empresas em Mandaguari.

Sugestão

Com uma estrutura que é referência na área de biotecnologia instalada “dentro de casa”, o poder público local bem que poderia firmar uma parceria com esta empresa para tentar identificar de onde vem o mau cheiro que toma conta cidade quase diariamente e assim tentar buscar uma solução para o caso. Na legislatura passada a Câmara chegou a criar uma comissão para tratar deste assunto, mas os trabalhos não chegaram a lugar nenhum e a população continua tendo que conviver com o aroma desagradável.