Pedágio

Um detalhe importante sobre o “novo” pedágio que vai ser implantado no Paraná: de acordo com o governo, as novas tarifas deverão ficar até 50% mais baratas. Seria uma boa notícia, não fosse o fato da Operação Lava Jato ter descoberto que, por conta da corrupção, as atuais tarifas estão até 400% mais caras do que deveriam ser. Ou seja, mesmo que os preços caiam pela metade, ainda estaremos pagando muito mais do que seria considerado um valor justo.

Reajuste

Outro problema do “novo” pedágio é que depois de executar as melhorias previstas nos contratos, as concessionárias poderão reajustar as tarifas em 40%. Em resumo, pode até mudar, mas a mudança vai ser pra deixar tudo do jeito que está.

Caminho livre

Tudo indica que o governador Ratinho Junior não encontrará obstáculos para se reeleger já no primeiro turno das eleições do ano que vem. E isso deve acontecer mais por questões políticas e ideológicas do que pelo seu desempenho à frente do Executivo estadual.

Oposição

Roberto Requião, Osmar Dias e Gleisi Hoffmann, que teoricamente poderiam se colocar como oposição ao atual governador, estão desgastados politicamente e sem estrutura partidária para uma disputa dessas. Dificilmente conseguirão estruturar uma campanha em condições de bater de frente com o atual chefe do Palácio Iguaçu.

Eleitorado

Outro ponto que pesa a favor de Ratinho Junior é o perfil do eleitorado. Para a maioria dos paranaenses, qualquer discordância em relação às ideias, falas ou atitudes do presidente Jair Bolsonaro é sinônimo de comunismo. Entre os possíveis postulantes ao cargo de governador, o único alinhado 100% ao ex-capitão é o filho do apresentador famoso. Isso será determinante na hora dos tais conservadores definirem o voto.

Lucro

Se existe uma empresa paranaense que não tem do que se queixar em relação à crise econômica, esta empresa é a Sanepar. Apesar da seca e da queda no consumo de água em todo o estado, entre os meses de abril e junho a companhia viu seu lucro crescer nada mais nada menos do que 16,7%.

Transmissão

A Câmara de Mandaguari contratou uma empresa especializada para captar imagens e fazer as transmissões online das sessões. A qualidade melhorou muito.

Turismo

Mais uma vez o poder público local levanta as discussões sobre fomentar o turismo na cidade. Essa é uma pauta que vem sendo abordada pelas administrações municipais há mais de vinte anos e sempre leva nada a lugar nenhum.

Mais do mesmo

Como sempre aconteceu, as ações a serem tomadas falam em fazer levantamento para identificar possíveis atrativos turísticos em âmbito municipal. Não será surpresa se chegarem à conclusão que por aqui existem cachoeiras e uma caverna…

Negócios

Enquanto há mais de duas décadas as autoridades locais tentam reinventar a roda em termos de turismo, a cidade perde diariamente milhares de reais com o turismo de negócios, que já é uma realidade por aqui.

Gastando fora

Mandaguari tem várias empresas de médio e grande porte que todos os dias recebem clientes, fornecedores e representantes comerciais de todo o Brasil e até do exterior. Na maioria das vezes essas pessoas se hospedam e são levadas para almoçar e jantar em outras cidades da região. Até mesmo os eventos maiores organizados por essas empresas, como convenções, costumam ser feitos fora de Mandaguari.

Fazer o básico

Se querem mesmo estimular o setor, deveriam começar pelo básico, buscando identificar os motivos pelos quais o turismo de negócios promovido por organizações locais gera dividendos para outras cidades e então estudar meios para mudar esta situação.

Solidariedade

Uma ação iniciada pela psicóloga Simone Figueiredo está mobilizando pessoas da comunidade para ajudar um garoto que tem autismo severo e paralisia cerebral. Por conta desta condição, o menino precisa de cuidados permanentes, o que impossibilita sua mãe, que é sozinha, de trabalhar.

Canabidiol

Um dos medicamentos que o menino toma é o canabidiol, que é derivado da maconha. Devido às restrições da legislação brasileira, remédios à base dessa substância são caríssimos e tem o processo de compra muito burocrático.

Insensíveis

Tramita no Congresso uma lei que autoriza as pesquisas, plantio e industrialização da maconha para fins medicinais. Enquanto era analisado pela Comissão Especial na Câmara, o deputado londrinense Diego Garcia, ligado à Igreja Católica, não só votou contra, como capitaneou uma forte campanha divulgando mentiras sobre o tema.

Insensíveis II

A matéria ainda será analisada pelo Senado e depois precisa ser sancionada pelo presidente Bolsonaro, que já adiantou: “Se chegar (até ele) eu vou vetar. Tem tanta coisa importante, pra que se preocupar com porcaria”. Pois é…

Insensíveis III

Na Assembleia Legislativa do Paraná também existe um projeto em tramitação que pretende garantir o acesso aos medicamentos à base de canabis para as pessoas que necessitam. A matéria foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e os únicos que votaram contra foram os deputados Homero Marchese (PROS) e Delegado Jacovós (PL).

Última

Alguém sabe dizer o que isso significa????