Presidente Lula sinaliza que indicará ministro do STF nesta semana

Zanin segue como franco favorito

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou para pessoas próximas que a indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) será nesta semana.

Lula que esteve em viagem nas últimas semanas deixou a temperatura sobre a indicação baixar, o presidente não tocou no assunto fazendo suspense sobre o indicado. O nome do futuro ministro precisa ser enviado ao Senado Federal, que precisa sabatinar o candidato e aprová-lo para o cargo.

Conforma as informações Lula conversou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, durante um almoço onde entre os assuntos tratados foi o calendário. Depois, repetiu a informação para ministros de seu próprio governo e para assessores diretos.

Contudo mesmo em conversas com autoridades e amigos durante um churrasco no final da semana passada, Lula não revelou quem será o indicado.

Entre a base de apoio do Presidente um doa nome que segue como aposta é do advogado Cristiano Zanin para o posto. Ele seria uma escolha pessoal de Lula, que não passaria por qualquer articulação política, nem mesmo dentro do PT.

Já outros cotados exigiriam de Lula mais conversa e negociação.

Zanin defendeu Lula na Operação Lava Jato, e durante sua prisão conquistou a confiança do Presidente do ponto de vista técnico e profissional. Os dois já tinham uma relação familiar, já que Zanin é casado com Valeska Zanin, que é afilhada do presidente e tem com ele uma relação de décadas.

Com informações da Folha de São Paulo.