Ministério firma parceria com Meta para buscar crianças desaparecidas

Projeto começa no DF, CE e MG com publicação no Facebook e Instagram

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fechou um acordo com a empresa dona do Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. Isso significa que serão emitidos alertas de emergência no Facebook e Instagram sempre que uma criança ou adolescente desapareça, mostrando fotos e informações sobre eles. Isso vai acontecer num raio de 160 km do local do desaparecimento.

Nos primeiros sete meses deste ano, 42.272 pessoas desapareceram no Brasil, o que dá quase 200 desaparecimentos por dia. Mas nesse mesmo período, 26.296 pessoas foram encontradas. Isso faz parte de um novo projeto chamado Busca de Pessoas Desaparecidas, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas.

O projeto tem três partes: juntar todos os dados sobre desaparecimentos, criar regras para lidar com esses casos e trabalhar com plataformas digitais para espalhar informações sobre as pessoas desaparecidas.

Inicialmente, apenas o Distrito Federal e os estados do Ceará e Minas Gerais farão parte do programa de alertas. Se der certo, o programa será expandido para todo o país a partir de 2024.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acredita que todos os estados irão aderir ao projeto, pois é uma forma eficaz de espalhar informações. A empresa Meta, que é dona do Facebook, também está considerando usar a tecnologia em outros aplicativos, como o WhatsApp.

Além disso, o governo está melhorando o diálogo com as empresas de tecnologia, como o Facebook, para garantir um ambiente online seguro. Isso é visto como um passo positivo para futuras parcerias.