Governo relança Mais Médicos na segunda-feira

O Ministério da Saúde anunciou a retomada do programa Mais Médicos, agora rebatizado como Mais Saúde para o Brasil, com o objetivo de priorizar profissionais brasileiros e expandir a atuação de outros profissionais da área de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais. O lançamento do programa ocorrerá na próxima segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, o programa tem como meta não apenas ampliar o número de profissionais na saúde, mas também investir em melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde para ampliar o atendimento em todo o país.

Paulo Pimenta também destacou que o programa, criado pela ex-presidente Dilma Rousseff, já foi responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. No entanto, o programa sofreu desmonte nos últimos anos, refletindo o descaso com o SUS.

No novo formato, espera-se que sejam anunciados incentivos para manter os profissionais nos municípios onde forem alocados.