Após pedido de Bolsonaro, apoiadores cancelam atos do dia 15 de março

O movimento Nas Ruas, um dos maiores em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, decidiu suspender a convocação dos atos a favor do governo marcados para este domingo (15). Organizadores do ato em Mandaguari confirmaram à reportagem o cancelamento da manifestação. 

O ato tinha como objetivos apoiar o governo de Bolsonaro e pressionar o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) a aprovar reformas econômicas. Os cancelamentos acontecem após Bolsonaro sugerir, em transmissão ao vivo nas redes sociais, que os atos fossem adiados ou suspensos.

Na quarta-feira (11), o presidente havia afirmado que “não convocou ninguém” para os atos. Um vídeo chamando para as manifestações, contudo, foi publicado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no mesmo dia.

As manifestações provocaram descontentamento no Legislativo e no Judiciário. De acordo com a Folha de S.Paulo, no início da semana, ministros haviam sugerido ao presidente que pedisse o cancelamento dos atos. 

O cenário da pandemia do coronavírus chegou à cúpula do Palácio do Planalto nesta quinta-feira (12) com o diagnóstico do secretário de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wajngarten. Como ele viajou com Bolsonaro para os Estados Unidos, o presidente, seus filhos e os demais integrantes da comitiva também fizeram testes para a doença. O resultado do exame de Bolsonaro devem sair na sexta-feira.