Hortênsias azuis

Mariana Gil de 24 anos, começa contando que foi incentivada a ler desde criança, pela mãe que sempre deu livros para ela e o irmão, “Na escola sempre pegavana biblioteca da escola e no Módulo Cultural. Eu comecei a escrever com 13 anos, escrevia coisas mais simples, tentava imitar coisas que eu lia. Em 2014 com 19 anos eu tinha um blog que eu comecei a postar as coisas que eu escrevia”.

Para a edição do livro ela relata que reuniu tudo o que já tinha produzido e fez uma seleção do que achava que poderia ser publicado, “Depois dessa escolhadividi tudo em capítulos, eu desci qual seria a linha cronológica. Apesar de serem poemas eles tem uma continuidade. Depois de tudo ajeitado eu mandei para algumas editoras, algumas não me responderam outras negaram. A Editora Viseu que é de Maringá me aceitou, os custos publicação são divididos, mais foi um valor bem reduzido, e recebi algumas vantagens entre elas tenho direto a vários exemplares que eu posso vender diretamente e é uma parceria bem legal”, explica Mariana.

Toda a parte gráfica do livro foi descida pela autora, “A capa do livro foi uma amiga que desenhou e o layout nós pensamos juntas, a Editora finalizou com a contra capa e alguns detalhes, e antes da publicação eles me deram uma assessoria onde devia ter alterações”, conta.

O título do remete a flor favorita da escritora, que conta que na casa da avó sempre teve hortênsia,e o azul é a sua cor favorita, “Quando eu fui dividir os capítulos do livro, eu meio que pensei nas fases da flor, você planta, ela brota, cresce e depois ela murcha e seca, então foi meio que juntando as duas coisas que decidi esse nome”.

Com lançamento marcado para  o dia 25 de outubro em Maringá, na biblioteca Municipalque fica localizada na Avenida Horácio Racanello e o livro vai ser vendido a R$ 28,00. “Vou lançar um projeto bem legal com mais duas escritoras de Maringá que se chama ‘Elas escrevem’, que é um projeto para falar das mulheres na escrita, na escrita literária quanto escrita acadêmica, mais todo esse processo criativo, e o lançamento do meu livro vai ser o primeiro evento do projeto”.

O lançamento em Mandaguari ainda não tem uma data definida, a autora diz estar conversando com algumas pessoas para viabilizar um evento na cidade, mais que por enquanto está com a atenção voltada para o primeiro em Maringá.

A edição digital do livro já está disponível para venda, Mariana conta que pessoas já leram e deram um retorno, que se identificaram, mandaram trecho favorito ou o poema. “Quando eu resolvi mandar o livro para as editoras não pensava muito em fazer sucesso, se alguém ler e se identificar isso para mim já bastam, até porque a poesia é isso você sente e quer mostrar para ver se alguém também se identifica com aquilo. Eu não tenho muito medo se alguém vai ler ou se não vendeu muito em nenhum momento pensei nisso ou em um retorno financeiro”.

O e-book já está disponível no site da editora Viseu e na segunda semana de outubro vai estar disponível o impresso, “Assim que estiver tudo disponível vou divulgar nas minhas redes sociais”. Finaliza.