Mandaguari, terra de gente laboriosa e vanguardista

O ano de 2022 está em curso. Mandaguari registra mais um ano de sua fundação, ocorrida em 6 de maio de 1.937. Está exposta a sua especial e impactante história em livros, poemas, artigos, crônicas, mensagens, fotografias, painéis, quadros com pintura em tela, guache, lápis de cor, sites diversos e demais meios tecnológicos. As ações de sua gente, laboriosa e sempre vanguardista, demonstram o quanto se produz, seja no interior dos poderes públicos, das instituições civis organizadas, das empresas que atuam a nível, inclusive, internacional, dos comércios com amplas diversificações de setores, em domicílios, na frutífera zona rural que conta, inclusive, com a produção de delicioso café, vencedor em concursos a nível nacional.
Estes destaques demonstram que a vida mandaguariense pulsa forte e não para de produzir bens para consumo, bem como não cessa de educar para o aprender e aplicar conteúdos básicos à vida cotidiana para favorecer a execução da prática da justiça, do bem coletivo.
Mandaguari completa 85 anos de fundação. Apresenta face já madura. Traz em suas feições o registro do enfrentamento diário, arrojado, dos pioneiros frente às dificuldades apresentadas no decorrer do ontem, que geraram o plantio do hoje e fazem-no o semeador do amanhã.
Os pioneiros, com enxadas colocadas às mãos, fortalecidas pelo cavar a terra e o plantar o café, cereais, vegetais, frutas, contribuíram, e muito, para o abrir as matas e construir trilhas e estradas para que o desenvolvimento pleno aqui fizesse morada permanente. Neste ínterim, ruas, travessas, avenidas foram sendo abertas, construções de moradias passaram a ter os seus espaços, mesmo que de forma simples, e moradores se ajustavam à nova vida. Escolas, igreja, capelas, casas comerciais, apresentaram-se aos moradores que vinham de diversos locais deste Brasil e do exterior. No decorrer dos anos de colonização o seu mapa geográfico foi modificando-se. O município reduziu o seu tamanho, haja vista as emancipações de municípios, anteriormente a si atrelados como distritos, mas não deixou, por isto, de destacar a manutenção da garra, do espírito empreendedor dos que aqui chegaram para “construir” as suas vidas atraídos pela divulgação que a “Companhia de Terras Norte do Paraná”, coordenadora de vendas de terras, encaminhadora de traçados urbanos e de proposições para o desenvolvimento, realizava.
Assim, no alcance do hoje, este município busca enxergar um horizonte mais vasto para novas conquistas que o tornarão, ainda mais, distinto em sua forma própria. Percebe-se que o seu ajustamento ao meio social amplo e restrito contribui no causar especiais mudanças. Afinal, o mundo traz distinções que serão superadas conforme o tempo em que se está inserido.
Mandaguari, como um município que amplia os seus sonhos ao raiar de cada novo dia, traz, à tona, visão distinta para conseguir ampliar o devido espaço construtivo. Procura não se apresentar apenas como um elo da engrenagem que gira e faz a vida acontecer. Avante, sempre, é a regra que estabelece. A busca por um caminho ainda mais positivo prevalece. Afinal, o alcance do cume do penhasco desejado trará alegria aos seus moradores. Gerará o sentimento de se ter vencido mais degraus que a vida colocou a cada novo passo dado.
Ao comemorar mais este tempo de vida, hoje já com ferramentas postas pela tecnologia de ponta, e pessoas que continuam a chegar de diversos locais do Brasil e de outros países cativadas pelo seu desenvolvimento e características atraentes de seus habitantes, vem demonstrar que a luta ferrenha imposta aos primeiros habitantes gerou uma população que ama este chão e planta, cotidianamente, a sua evolução rumo a outros séculos.

Maria Inês Botelho
É presidente do Elos de Mandaguari, membro titular, bem como correspondente em oito Academias de Letras, em quatorze instituições análogas e em duas instituições de prestação de serviços sociais voluntários, localizadas no Brasil, Portugal, Suiça e Itália Tem um livro publicado sobre o “Cinquentenário do Elos Internacional” e está presente em vinte e quatro coletâneas e três antologias publicadas no Brasil e na Suiça. Possui 6 coletâneas e 1 antologia no prelo. Atua como revisora de livros, textos, projetos diversos a serem publicados e aplicados. É apresentadora do programa “As crianças e o universo literário infantil contadas na rádio Agora – FM” onde escolas municipais do Ensino Fundamental – séries iniciais e Centros Municipais de Educação Infantil se apresentam, contando histórias infantis, semanalmente.