Covid-19: Vacinação avança na região, enquanto Mandaguari não divulga cronograma

Enquanto a vacinação contra a Covid-19 em cidades da região está avançando, Mandaguari parece não acompanhar essa velocidade. 

Em Maringá, a vacinação está avançando dois anos por dia. O prefeito Ulisses Maia anunciou que até sexta-feira (18) a primeira dose vai chegar a moradores com 45 anos e sem comorbidades. Sarandi começa a vacinar pessoas com 52 anos a partir de amanhã (17), e em Marialva, a Saúde confirmou a imunização de moradores com 54 anos também a partir de amanhã. Apucarana está vacinando pessoas com 53 anos, e Cambira está imunizando moradores com 55 anos ou mais.

Você deve ter sentido falta de ver o cronograma de Mandaguari na lista. De fato, a Saúde ainda não divulgou qual a próxima idade a ser vacinada. Nos últimos dias, as atualizações ocorrem apenas após o horário de almoço, a distribuição de senhas começa às 16h30 e a vacinação só começa após às 17h. O município começou ontem (15) a vacinar moradores acima dos 56 anos. 

Já as cidades vizinhas estão divulgando o cronograma com pelo menos dois dias de antecedência, além de vacinar em horário amplo. Marialva tem imunizado moradores das 10h às 16h. Jandaia do Sul aplica vacinas das 9h às 16h, e inclusive aos sábados.

Sobre o avanço da imunização na região, o coordenador da epidemiologia, Wellington Spinosa, esclareceu à reportagem que “provavelmente as cidades da região estão quebrando o protocolo do Ministério da Saúde, que Mandaguari segue à risca”.

De fato, segundo os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), não estão faltando vacinas. O sistema do Ministério da Saúde aponta que Mandaguari recebeu 17.476 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 12.889 foram aplicadas até ontem (9.056 em primeira dose e 3.833 para segunda dose). São 4.587 doses que ainda não foram aplicadas, e o município não divulgou ainda um cronograma de como vai distribuir.

A reportagem tentou contato com a secretaria de Saúde para obter esclarecimentos, porém não teve retorno até a publicação deste texto.