Cocari inicia operações da unidade em Novo Itacolomi

Desde a última quinta-feira (27/8), a mais nova unidade da Cocari está em atividade no município de Novo Itacolomi, no Paraná. Este é o terceiro entreposto inaugurado pela cooperativa em 2020. Os municípios de Ivaí-PR e Orizona-GO também passaram a contar com unidades próprias este ano. Os produtores locais poderão adquirir insumos certificados, contar com assistência técnica especializada e ainda comercializar a produção.

Completando 30 anos neste mês, Novo Itacolomi é grande produtor de soja e galináceos e também é reconhecido pela tradição na cultura de banana, tendo produção calculada em 5.417 toneladas no último censo agropecuário, realizado em 2017. Sua população é estimada em 2.840 habitantes, dos quais mais da metade está na zona rural. Com 6.469 ha de criação pecuária e 3.561 ha de lavoura temporária, o território do município compreende uma área de 161,411 km², de acordo com dados do IBGE.

Segundo o presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, a abertura da unidade no município é um sonho antigo dos produtores locais e também da Cocari. “Nosso desafio e nosso objetivo é prestar o melhor atendimento e facilitar a vida dos produtores, com atendimento de respeito, com a segurança que eles merecem e precisam. São bem-vindos todos vocês, mesmo neste momento de pandemia e de isolamento. Planejem, preparem a sua vinda, venham conhecer a Cocari. Já conhecemos uma grande parte dos produtores através dos entrepostos próximos a Novo Itacolomi e agora a oportunidade é estar junto a vocês. Juntos, realmente, queremos fazer a diferença”, enfatizou.

Para o secretário municipal Emerson Almeida, a chegada da cooperativa é muito positiva para o município. “Os agricultores sempre me diziam que deveria ter uma unidade que pudesse comercializar os produtos agropecuários no município para atender à alta demanda. A Cocari é uma grande parceira desde os trabalhos anteriores à inauguração”, diz. Além da redução de custos com o deslocamento, ele aponta como benefícios trazidos pela abertura do entreposto a facilidade para comercialização e fechamento de contratos e também os projetos sociais e ambientais da Cocari. “Isso vai somar culturalmente para as famílias, trazendo desenvolvimento social ao município”, observa.

Na opinião do cooperado Uéder Santos, associado há 13 anos, a Cocari oferece bastante confiança ao produtor rural, desde a compra de insumos à entrega de cereais. “Temos a segurança em deixar a produção durante um período maior até vender e temos a certeza de que, quando for feita a venda, não haverá problema algum em termos de comercialização”, destaca.

O gerente regional da Cocari, Eleutério Roncato Neto, considera que a inauguração é bastante gratificante. “Para nós que conhecemos o local, sabemos que há tempos merece ter uma empresa de peso como a Cocari, para que o produtor tenha um atendimento bem melhor em relação à aquisição de insumos, sementes, fertilizantes, além de remédios, rações, todo o nosso portfólio de máquinas, implementos. Acredito que a população estará muito bem atendida no que se refere à produção agrícola e pecuária”, diz.

Roncato Neto explica que a escolha de Novo Itacolomi para receber o novo entreposto da Cocari é resultado de um estudo, que mostrou perspectivas de crescimento, tanto para a cooperativa quanto para o município. “Viemos para Novo Itacolomi pelo fato de o município ter um potencial muito interessante, é uma unidade que terá um futuro bastante próspero, pois o município está em franco desenvolvimento, aumentando sua área, seja nas lavouras brancas, também na bananicultura, e em outras culturas com que atuamos”, acrescenta.

Os produtores podem agendar uma visita pelo telefone (43) 9 9613-0046 e conhecer o entreposto, situado na Rua Projetada A, n.º 1210, no centro. Conte com a qualidade de estrutura, atendimento e assistência técnica da cooperativa. Conte com a Cocari.