Comunidade do Dr.Osvaldo dá as boas-vindas a intercambista da Sérvia
Desde 2003, o Brasil possui a Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). É uma ação que permite experiências que valorizem o diálogo, o respeito e o afeto entre profissionais da saúde e usuários. Um exemplo é a chegada da estudante do sexto ano de medicina da Universidade de Belgrado, capital da Sérvia, Jana Jokc, à Comunidade do Dr. Osvaldo (CSCB), em Mandaguari. A parceria foi resultado do convite feito pelo comitê local da Unicesumar representante da International Federation of Medical Student´s Associations (IFMSA) à presidente da CSCB, Dra. Tânia Gomes, que atua na Unicesumar como docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e no Curso de Medicina.
A IFMSA é uma Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina, fundada em 1951, que funciona como uma imensa rede global. Presente em 120 países, sua missão é conectar estudantes de medicina para promover saúde global, intercâmbios culturais e científicos e ajudar em projetos de impacto social. Para integrar o projeto, a IFMSA exige certificações rigorosas do comitê local no Brasil, garantindo que o estágio tenha qualidade acadêmica e impacto social real.
Segundo Gabriele Moraes e Isadora Veronez, líderes da IFMSA e estudantes de medicina na Unicesumar “É uma via de mão dupla: nós trocamos informações, comparamos os sistemas de saúde do mundo e discutimos novas ideias, o que ajuda a formar médicos muito mais humanos e com uma visão global”. A Comunidade do Dr. Osvaldo valida a arte e a cultura como elementos de promoção da saúde infanto-juvenil.
Mesmo não falando português, a conexão entre Jana e as crianças foi imediata, numa troca de carinho e de culturas muito salutar. Como afirma Jana: “Estou achando a Comunidade muito acolhedora e especial. As pessoas são atenciosas, carinhosas e me fizeram sentir em casa desde o primeiro momento”. Já as crianças, nem precisa dizer que estão amando a novidade e fazem fila para lhes fazer perguntas singelas, como essa: “O que você gostava de desenhar quando era criança?”. Sem dúvida, é a medicina buscando alargar seus espaços de atuação e a Comunidade do Dr. Osvaldo buscando ampliar sua participação junto ao público infanto-juvenil.
