O horário de verão pode voltar?
Após cinco anos suspenso, o horário de verão ainda é discutido. A possibilidade voltou a ser debatida diante de alertas do setor elétrico sobre a demanda crescente por energia, além da pressão de entidades do comércio e do apoio de parte da população à medida.
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que estuda a volta do Horário de Verão para 2025, embora ainda não haja uma decisão oficial. Segundo a pasta, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) acompanha o sistema elétrico e avalia os impactos da medida no atendimento à demanda de energia, especialmente considerando a geração solar.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também se manifestou sobre o tema ao divulgar o Plano de Operação Energética para 2025-2029. A entidade alertou para risco de déficit de potência no país e sinalizou que poderá recomendar o horário de verão como medida “imprescindível”.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apoia a retomada, destacando que a mudança estimula o movimento entre 18h e 21h, gerando até 15% de aumento no faturamento dos pequenos negócios. Em alguns estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, o comércio de rua projeta crescimento de até 4%.
Com informações de Isto é Dinheiro
