Mandaguari 40º

Estamos passando por uma onda de calor das mais intensas já vistas em nossa região, com temperaturas que chegam e até passam dos 40º centígrados, o que é inédito nessa região.

Infelizmente, essa onda de calor é intensa, devido a um bloqueio atmosférico que está estacionado sobre as regiões sul, sudeste e cento-oeste do Brasil.

O cenário não é nada animador, e os problemas não se resumem ao desmatamento e às queimadas.

Desde o início de setembro, o clima está sob influência do fenômeno La Niña, que prejudica o regime de chuvas, deixando-as abaixo da média histórica em grande parte do país, principalmente sul, sudeste e centro-oeste.

É um cenário muito preocupante, não só do ponto de vista climático, como das questões ligadas à produção agrícola, que inicia uma nova safra nesse momento.

Além disso, com pluviosidades  menores, as regiões com histórico de queimadas no períodos de outono e inverno, se expandem, além de o risco do início de incêndios ambientais se multiplicarem.

Preocupa mais ainda a inércia de governos, ong’s e população para melhorar esse cenário. Como vimos no Pantanal, só no final da tragédia que foram tomadas ações mais efetivas, no combate às queimadas.

Fica-se procurando culpados, enquanto são perdidas áreas importantes na manutenção de um clima mais equilibrado.

Vamos aproveitar as próximas eleições para exigir de novos prefeitos e vereadores que árvores sejam plantadas.

Em uma conta de padeiro, se cada um dos 5570 municípios brasileiros plantar e cuidar de somente 120 árvores por ano, teremos mais de 2,6 milhões de novas árvores em 4 anos. Ajuda muito.

Cobre isso de seu novo prefeito e vereadores.