Lançamento do “Caminhos de Mandaguari” marca encontro da Amusep no Parque da Pedreira

Nesta quinta-feira (26), Mandaguari sediou a primeira reunião itinerante de 2023 da Câmara Técnica do Turismo da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense). O evento ocorreu no salão social do Parque da Pedreira, e contou com representantes de toda a área de atuação da associação.

A reunião começou com o lançamento do programa “Caminhos de Mandaguari”, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, com o objetivo de fomentar o turismo na cidade, valorizando pontos turísticos e até mesmo com uma aposta na obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG) dos grãos de café produzidos no município, colocando propriedades cafeicultoras no mapa do turismo.

Na abertura do evento, o secretário Eduardo Abílio, de Desenvolvimento Econômico, ressaltou a importância do turismo para a economia. “Um setor que gera emprego e renda, a exemplo do que acontece na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde no ano passado foi gerado R$ 1,5 bilhão proveniente das ações de turismo. Então nós, enquanto poder público, junto com a iniciativa privada e terceiro setor, precisamos nos organizar, pra que todos possam usufruir desse benefício que o turismo traz pra economia”.

A prefeita Ivonéia Furtado ressaltou, em seu discurso na abertura, o quanto se faz necessário o investimento no setor. “Um dos nossos maiores exemplos é o Parque da Pedreira, onde estamos hoje. Essa região era um lugar em que ninguém queria construir, e graças aos esforços da então prefeita Maria Inês Botelho, alguns anos atrás, temos hoje este lindo lugar que se tornou um dos cartões postais do município”.

Logo após a abertura e apresentação do programa, prosseguiu a reunião itinerante da Câmara Técnica da Amusep, que estabeleceu o calendário de reuniões do ano na região, entre outros assuntos.

Semana do turismo

O lançamento do “Caminhos de Mandaguari” faz parte ainda das atividades da Semana Municipal do Turismo, que tiveram início no dia 15 de janeiro, dia municipal do turismo, data estabelecida pela lei 3.767/2022.