Jovem é resgatado de trilhos de trem em Apucarana
Homem resistia ao socorro e estava em local de difícil acesso; chuva e escuridão dificultaram o trabalho das equipes
Um jovem de 23 anos foi resgatado com vida após ser encontrado deitado sobre os trilhos do trem, na noite de domingo (3/11), em Apucarana. O caso ocorreu sob um viaduto na região da Avenida Minas Gerais, próximo ao Max Atacadista, em uma área de difícil acesso.
A tragédia só não aconteceu graças à ação rápida do maquinista, que conseguiu visualizar o homem e parar a composição a tempo. De acordo com as equipes de atendimento, o trem seguia em baixa velocidade por ser o início do trajeto, o que permitiu a frenagem.
O resgate mobilizou uma operação conjunta entre a equipe de segurança da empresa ferroviária Rumo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM). A ação foi marcada por tensão e dificuldades, chovia forte no momento, a visibilidade era reduzida e o local, embaixo do viaduto, tornava o acesso extremamente complicado.
Além dos obstáculos do terreno e do clima, o homem apresentava sinais de desorientação e resistia ao socorro. As equipes da segurança ferroviária iniciaram o diálogo para tentar acalmá-lo, enquanto o Samu e a GCM buscavam uma rota segura para chegar aos trilhos. O acesso foi possível apenas por um ponto a cerca de 300 metros de distância.
Diante da complexidade da situação, chegou-se a considerar o acionamento do Corpo de Bombeiros, caso fosse necessária a utilização de equipamentos específicos para o resgate em altura.
Após cerca de uma hora de operação, o jovem foi retirado em segurança e encaminhado pela ambulância do Samu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico e psicológico.
O episódio mobilizou as equipes por causa da gravidade potencial da ocorrência e da necessidade de coordenação entre os órgãos de segurança e resgate.
