ACANOR é criada oficialmente e marca nova fase para o legislativo do Noroeste do Paraná
Na última quarta-feira, dia 30 de julho, foi realizada em Paiçandu a Assembleia Geral de criação da ACANOR (Associação das Câmaras do Noroeste do Paraná). O evento, sediado na Câmara Municipal da cidade anfitriã, reuniu vereadores de diversos municípios da região, incluindo Mandaguaçu, Colorado, Astorga, Ivatuba, Ângulo, São Jorge do Ivaí, Mandaguari e Toledo. Outras cidades que não puderam estar presentes manifestaram apoio formal à criação da associação.
Durante a assembleia, foi aprovado o estatuto e eleita a diretoria executiva da ACANOR, que ficou composta da seguinte forma:
Presidente: Alessandro Mansano – Mandaguaçu
Vice-Presidente: Eron Rodrigues Barbiero – Mandaguari
1º Secretário: Michael Brustulin – Paiçandu
1º Tesoureiro: Fabrício Martelozzi – Mandaguaçu
Diretor de Comunicação: Leandro Rissardo – Ângulo
Diretora de Mulheres: Alexandra Rosseto – Colorado
Diretor de Assuntos Legislativos: Eduardo Sirote Borges – Atalaia
Diretor de Cultura: Maristelvio Tenedini – Ivatuba
Diretor de Educação: Leandro Juvenasso Topete – Paranacity
Diretor de Agricultura: César Miguel Candeo dos Santos – São Jorge do Ivaí
Diretora de Saúde: Natália Andrade de Carvalho Lembi – Astorga
Diretor de Esporte: Sidnei Roberto Fedrigo – Iguaraçu
A associação já nasce com estrutura técnica definida para oferecer suporte jurídico, contábil e legislativo às Câmaras associadas. Um dos diferenciais do modelo adotado é que o trabalho da ACANOR será itinerante, com visitas técnicas aos municípios filiados, o que permitirá conhecer de perto a realidade de cada cidade, ouvir as demandas locais e propor soluções práticas, inclusive com a criação de Câmaras Técnicas especializadas.
A cerimônia contou também com a presença do presidente da FEPAC (Federação Paranaense das Câmaras Municipais), Dudu Barbosa, que declarou total apoio à ACANOR e colocou a federação à disposição para somar esforços na defesa dos interesses das Câmaras filiadas.