Guto Silva fala sobre pré-candidatura ao governo do Paraná

O secretário de Estado das Cidades do Paraná, Guto Silva, concedeu entrevista exclusiva à Rádio Agora FM (87,7) nesta quinta-feira (28) e comentou sobre sua pré-candidatura ao governo estadual em 2026. Atual integrante da equipe do governador Ratinho Júnior, Silva ressaltou o legado da atual gestão, defendeu a continuidade do projeto político e apresentou obras em andamento que, segundo ele, estão transformando o estado.

Pré-campanha e apoio de Ratinho Júnior

Durante a entrevista, Guto Silva afirmou estar “feliz e orgulhoso” em ser considerado sucessor do governador. “O Paraná está avançando, tem crescido e se desenvolvido. O simples fato de ser cogitado para dar continuidade a esse projeto é uma enorme responsabilidade”.

Ele destacou sua trajetória no governo, tendo ocupado os cargos de secretário-chefe da Casa Civil, secretário de Planejamento e, atualmente, secretário das Cidades. Para ele, a alta aprovação de Ratinho Júnior, hoje em 84%, terá peso decisivo no processo eleitoral. “O governador terá uma capacidade muito forte de transferência de votos”, avaliou.

Questionado sobre pesquisas que atualmente apontam o senador Sérgio Moro na liderança, Silva minimizou a importância dos levantamentos neste momento. “Pesquisas retratam apenas o dia de hoje. Quem está preocupado com eleição é a imprensa e o mundo político. O povo, neste momento, está mais atento à escola do filho, à segurança e à saúde”.

Redução do IPVA e impacto nos municípios

Outro ponto abordado foi a recente redução do valor do IPVA no Paraná. Guto Silva classificou a medida como acertada, lembrando que, desde o início da gestão Ratinho Júnior, houve cortes de gastos e enxugamento da máquina pública. “Temos hoje o menor IPVA do Brasil, justamente pela boa gestão”, afirmou.

Sobre a preocupação de municípios, que recebem metade da arrecadação do imposto, Silva disse que o governo estuda alternativas de compensação, mas lembrou que houve aumento significativo nos repasses nos últimos anos. Segundo ele, o desconto representa alívio direto ao bolso da população e estímulo ao comércio.

Obras de urbanização

Silva também destacou o programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, que prevê a pavimentação de ruas em todos os municípios do estado, incluindo obras de calçamento, iluminação de LED e galerias pluviais. O investimento total é de mais de R$ 4 bilhões, exclusivamente do governo estadual. “É o maior programa de urbanização da América do Sul. Queremos tirar a população do pó e da lama e melhorar a qualidade de vida em todos os bairros, do centro às periferias”.

Ponte de Guaratuba e legado

Entre as obras estruturantes, Guto Silva citou a ponte de Guaratuba, que substituirá o ferry boat no acesso ao litoral. A construção, segundo ele, será um marco da gestão Ratinho Júnior. “É uma obra que representa o novo Paraná: moderno, teimoso no bom sentido, trabalhador e que gera oportunidades”, afirmou.

Além da ponte, Silva ressaltou que a principal marca do atual governo é a área da educação, considerada por ele “a melhor do país”.

Cenário nacional

Ao comentar sobre a pré-candidatura de Ratinho Júnior à presidência da República, o secretário disse acreditar que o governador poderá surpreender nacionalmente. “Há um cansaço da população em relação à polarização política. Ratinho tem equilíbrio, bom senso e experiência de gestão, qualidades que podem fazer a diferença para o Brasil”, avaliou.

Raízes no interior

Ao final da entrevista, Silva relembrou a história de sua família no Paraná, contando que seu avô chegou em Mandaguari em 1949, vindo plantar café. “Mandaguari faz parte da história do Paraná e é sempre uma alegria estar com vocês”, finalizou ele.