Requião Filho defende industrialização e ruptura com polarização

Em pré-campanha ao governo, o Deputado estadual afirma que polarização política atrasa debate sobre economia, emprego e infraestrutura

Em entrevista ao programa Show da Manhã, da Rádio Agora FM, nesta segunda-feira (11), o deputado estadual Requião Filho (PDT) reafirmou sua pré-candidatura ao governo do Paraná para as eleições de 2026. Recém-filiado ao Partido Democrático Trabalhista, o parlamentar disse ter recebido “carta branca” para construir um programa de governo com propostas de longo prazo.

“O PDT nos deu liberdade para pensar um Paraná para daqui a 20 ou 30 anos, para meus filhos e netos, que nos dê orgulho. Queremos fugir dessa polarização entre Bolsonaro e Lula, discutindo política de forma profunda, abordando temas como impostos, geração de emprego, logística, educação, segurança e saúde”, afirmou.

Segundo o deputado, as pesquisas eleitorais apontam seu nome na segunda colocação, atrás de um pré-candidato que não tem ligação direta com o governador Ratinho Junior nem com o ex-presidente Lula. Para ele, isso é um sinal de que o eleitorado busca alternativas fora do atual cenário polarizado.

Requião Filho também comentou sobre a recente decisão dos Estados Unidos de taxar produtos brasileiros. Ele classificou a postura da família Bolsonaro como “egoísta e desconectada dos interesses nacionais” e defendeu que o Brasil diversifique parcerias comerciais.
“O Império Americano já não é mais o que era. Não podemos depender só dos Estados Unidos ou da China. Precisamos abrir fronteiras, conversar com o mundo e, principalmente, industrializar o país. Vender commodities fortalece a balança comercial, mas nos deixa frágeis diante de crises mundiais. É aqui que devemos beneficiar nossos produtos, gerando empregos e riqueza”, declarou.

O parlamentar destacou ainda o potencial do petróleo brasileiro como moeda estratégica no cenário geopolítico e citou a descoberta de um novo bolsão no pré-sal como exemplo de recurso que deve ser melhor explorado.

Sobre a possibilidade de o governador Ratinho Junior disputar a presidência da República, Requião Filho disse considerar “ótimo” que o chefe do Executivo estadual se coloque no debate nacional.
“Talvez assim descubramos o que o governador pensa sobre assuntos polêmicos. Aqui no Paraná, quando surge uma crise ou denúncia, ele não fala, e a imprensa não pergunta. Se for pré-candidato, vai precisar explicar, por exemplo, as denúncias sobre falsificação de números da educação e outros escândalos que denunciei”, afirmou.

O deputado encerrou a entrevista convidando a população a acompanhar suas propostas pelas redes sociais. “Quem quiser saber mais, é só procurar por @requiaofilho em todas as plataformas”, finalizou.