PRF flagra transporte ilegal de 250 aves silvestres na BR-476 em Araucária
As aves estavam em gaiolas apertadas; dois homens foram presos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens, na noite de quarta-feira (9), na BR-476, em Araucária (PR), por transportarem aproximadamente 250 pássaros silvestres sem autorização. As aves estavam em gaiolas no bagageiro de um dos veículos abordados.A ação ocorreu por volta das 22h15, durante fiscalização de rotina na BR-476. Os policiais deram ordem de parada a dois carros que trafegavam juntos. Durante a vistoria, foi encontrada grande quantidade de pássaros de pelo menos sete espécies diferentes, incluindo Azulões e Cardeais, no interior de um dos veículos. O outro veículo transportava apenas gaiolas vazias.
Questionados, os condutores, um homem de 34 anos e outro de 35, informaram que haviam capturado os animais na região de União da Vitória (PR) e que pretendiam levá-los até Osasco (SP), onde receberiam pagamento.
O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para a destinação dos animais, que foram entregues à Delegacia da Polícia Civil em Araucária, responsável pelo encaminhamento à equipe especializada. As aves apresentavam sinais de captura e estresse, em condições precárias de transporte.
Os presos, junto com as aves, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Araucária, onde responderão por crime ambiental e pelo crime de maus-tratos animal.