Chuva de granizo transforma cidade do Paraná em cenário de neve
Fenômeno deixou ruas e rodovias cobertas de gelo, causou estragos em casas e mobilizou a Defesa Civil em Castro.
Uma forte chuva de granizo surpreendeu os moradores de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26). O fenômeno deixou ruas e avenidas cobertas por uma espessa camada de gelo, criando uma paisagem semelhante à neve.
De acordo com os relatos, a chuva começou por volta das 9h10 e durou menos de 20 minutos, mas a intensidade foi suficiente para forrar tanto a zona urbana quanto áreas rurais do município.
Segundo o meteorologista Allef Matos, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o granizo foi provocado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado.
“Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido, que se forma a cerca de 5 km de altitude e favorece a formação de tempestades. Além disso, esse sistema carrega ar bastante frio, criando o ambiente ideal para a ocorrência de granizo”, explica.
A Prefeitura de Castro informou que recebeu diversos relatos de danos em casas, igrejas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos. Entre os locais atingidos estão as unidades básicas de saúde Jeovah Ribeiro, Tronco e Araucária, além do setor de Fisioterapia da Vila Rio Branco. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais atuam em conjunto para atender a população e contabilizar os estragos.
O granizo atingiu com maior intensidade a região Sul da cidade, incluindo áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco, e bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco.
Rodovia coberta de gelo
A PR-151, que corta Castro, também foi tomada pelo granizo. De acordo com a concessionária EPR Litoral Pioneiro, o trecho mais afetado ficou entre os quilômetros 291 e 297, que chegaram a ficar encobertos por uma fina camada de gelo.
Apesar da situação, não houve necessidade de interrupção do tráfego. O coordenador de Operações da concessionária, Francisco Clabonde, recomendou que os motoristas reduzam a velocidade, busquem abrigo seguro, como postos de combustíveis, e evitem parar sob árvores ou em locais alagados. Em caso de emergência, os usuários devem acionar o telefone 0800 277 0153, que também funciona via WhatsApp.
Alerta meteorológico
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas em todo o Paraná ao longo desta terça-feira (26). Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de feridos.
